Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


I CONGRESSO ESTADUAL SOBRE A LEI DE LIBRAS

I CONGRESSO ESTADUAL SOBRE A LEI DE LIBRAS

O "1º Congresso Sobre a Lei de Libras: Nestes 20 anos o que realmente mudou?", tem como objetivo debater e indicar a necessidade dos interpretes de libras como ponte para a acessibilidade da pessoa surda e o seu espaço dentro da sociedade. O dia 24 de abril é um marco importante para as pessoas com deficiência auditiva: é a data em que a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, foi reconhecida como sistema linguístico pela Lei nº 10.436, de 2002. O Decreto nº 5.626, que a regulamenta, é ainda mais recente: foi publicado em 2005. Nos últimos anos, foram promulgados leis e decreto que reconheceram a Libras como a segunda língua oficial do Brasil e que previam a formação de profissionais em Libras, assim como mudados os currículos dos cursos de formação docente, o que deu origem a um novo mercado de trabalho, o de tradutor e intérprete, pela necessidade de ter um profissional com essa formação onde há um surdo.

Wilson Santos

Wilson Santos
Deputado Estadual

Currículo

Wilson Pereira dos Santos, 57 anos, nascido em Dracena (SP), chegou em Cuiabá aos três anos de idade, em 1964. Formou-se em Ciências Sociais e Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e lecionou história de Mato de Grosso durante as décadas de 80 e 90 em escolas e cursinhos pré-vestibulares na Capital


Ríguel Brum de Paula

Ríguel Brum de Paula
Assessor Parlamentar

Currículo

Pessoa surda, atua como assessor Parlamentar do Gabinete Deputado Wilson Santos atuando na coordenadoria de inclusão social. Graduado em Letras, Habilitação Licenciatura em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina/SC e graduação em Turismo pela Universidade Presidente Antônio Carlos/MG - Pós Graduação em Docência em Libras com Tradução/Interpretação pela Faculdade Afirmativo de Cuiabá/MT. 


Carlos Fávaro

Carlos Fávaro
Senador de Mato Grosso

Currículo

É um agropecuarista e político brasileiro, filiado ao Partido Social Democrático. Em abril de 2018, renunciou ao cargo de vice-governador do estado de Mato Grosso. Atualmente, exerce o cargo de senador por Mato Grosso


Leonardo Ribeiro Albuquerque

Leonardo Ribeiro Albuquerque
Deputado Federal de Mato Grosso

Currículo

É um médico e político brasileiro filiado ao Solidariedade. Médico por formação, atuou no sistema público de saúde em Mato Grosso


Miguel Slhessarenko Júnior

Miguel Slhessarenko Júnior
Promotor de Justiça - MPMT

Currículo

Mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP (2010). Professor e orientador de monografias dos cursos de especialização da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso - FESMP/MT. Promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso desde 1999, com atuação na defesa da cidadania, da pessoa com deficiência e da educação. 


Amauri Fernandes

Amauri Fernandes
Secretário Adjunto Executivo de Educação de Mato Grosso

Currículo

Mestre em Administração Pública, com ênfase em Gestão e Políticas Públicas pela FGV/SP em 2016. Doutorando em Administração, Gestão e Políticas Públicas no ISCSP/Universidade de Lisboa, em Portugal. 


Lúcia Santos

Lúcia Santos
Superintendente Estadual de Políticas de Diversidades Educacionais

Currículo

Professora Efetiva(via concurso público) da Rede Estadual de Ensino; 2015-Assessoria Técnica Pedagógica no Órgão Central Seduc/MT; 2018-agosto nomeada Superintendente de Políticas de Diversidades Educacionais.


Kamila de Souza Gouveia

Kamila de Souza Gouveia
Autora

Currículo

Autora da Ideia Legislativa "Oficialização da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS no Brasil" publicada no Portal e-Cidadania do Senado Federal; Presidente da Comissão de Acessibilidade e Direitos da Pessoa com Deficiência da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Sergipe - OAB/SE; Mestra em Direito na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. PUC-SP (2019) com bolsa integral do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. CNPq; 


Rosamaria Ferreira Carvalho

Rosamaria Ferreira Carvalho
Secretária de Estado

Currículo

Secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania de Mato Grosso - Setasc


Kalynka Meirelles

Kalynka Meirelles
Vereadora de Rondonópolis MT

Currículo

Vereadora em 2016, ficando como suplente, em 2018 candidatou-se a Deputada Estadual e, em 2020, novamente, pleiteou a uma cadeira na Câmara Municipal, obtendo êxito. Agora, como Vereadora por Rondonópolis, trabalhará arduamente na fiscalização, cobrança e defesa dos interesses da população com o objetivo maior de gerar no coração de cada cidadão a ESPERANÇA por dias melhores. Atuou durante 13 anos como repórter na cidade de Rondonópolis.


Pe. Wilson Czaia

Pe. Wilson Czaia
Padre Surdo

Currículo

Único Padre Surdo Atualmente no Brasil 


Cleide Regina Ribeiro Nascimento

Cleide Regina Ribeiro Nascimento
Ex-Presidente da Câmara Setorial Temática da PcD da ALMT e Defensoria Pública de Várzea Grande MT

Currículo

Possui graduação em DIREITO pela Universidade de Cuiabá (1999) e graduação em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991). Atualmente é defensora pública - DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE MATO GROSSO. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Privado. 


Paulo André Martins de Bulhões

Paulo André Martins de Bulhões
Diretor Geral do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES/RJ

Currículo

Pessoa Surda, Diretor Geral do INES – 2019/2022 - Professor de EBTT / LIBRAS do INES - Membro da Comissão de Assessoramento Técnico-Pedagógico em Libras do INEP/ENEM - Tradutor em Libras do INEP/ENEM


Adriano de Oliveira Gianotto

Adriano de Oliveira Gianotto
Autor e Professor

Currículo

Pessoa Surda, Doutor em Desenvolvimento Local do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local pela Universidade Católica Dom Bosco, sendo bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). E Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Libras, Educação de Surdos e Letramento de Surdos - GEPESLS/UFMS/CNPq. 


Tiago Codogno Bezerra

Tiago Codogno Bezerra
Professor de Libras para Surdos e Universidades

Currículo

Pessoa Surda, Mestrando na Educação pela PUCSP, pós-graduação em Educação: Docência no ensino superior pela Universidade Guarulhos-UnG, graduação em Letras LIBRAS pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) e graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente trabalha como docência do Instituto Singularidades e professor do Instituto Educacional de São Paulo - IESP-DERDIC/PUC-SP.


Carlos Junior

Carlos Junior
Professor de Surdocego

Currículo

Surdo-cego, Graduando em Teologia; Membro da WASLI – World Assocation of Sign Language  Interpreters; Representante da delegação Brasileira na 10th Helen Keller World Conference nas Filipinas; conselheiro no Grupo Brasil – Instituição para Surdocegos. - Museu da Inclusão em São Paulo. Atuar em empresas públicas, privadas e instituições religiosas em todo o Brasil. Guias-Intérprete para Surdocegos: Wagner Miguel Tizott


Crisiane Nunes Bez Batti

Crisiane Nunes Bez Batti
Ex-Diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos do MEC

Currículo

Pessoa Surda, Ex-Diretora de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação deste Ministério . Mestre em Linguística na Universidade Federal de Santa Catarina (2021), possui especializações em Formação Pedagógica em Educação especial (2016); Língua /Brasileira de Sinais (2016) e Prática Interdisciplinar: Educação Infantil e Séries iniciais (2015) pela Faculdade Capivari (FUCAP). Pedagoga pela Faculdade UNIASSELVI (2016) 


Priscila A. M. Henkemaier Xavier

Priscila A. M. Henkemaier Xavier
Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Currículo

Pessoa Surda, Mestre em Linguística da UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), e tradutora em Língua Inglesa e Língua de Sinais Americana. Atualmente é Docente em Libras e ex-Diretora de Gestão de Integração e Assistência Estudantil da UNEMAT (Universidade Estadual de Mato Grosso), e membra do grupo de pesquisa da CETA/UNEMAT, e representante da UNEMAT com Comissão para elaboração da Política da Educação Especial.


Diana Sazano de Souza Kyosen

Diana Sazano de Souza Kyosen
Presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos - CBDS

Currículo

Pessoa Surda, PRESIDENTE ATUAL DA CBDS - 01/02/2020 A 31/01/2024


Indira Isis Bernardes

Indira Isis Bernardes
Docente

Currículo

Pessoa Surda, graduada em Licenciatura em Letras-Libras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2019). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa; Na trajetória acadêmica foi Bolsista de Iniciação à Docência do PIBID.


Nídia Regina Limeira de Sá

Nídia Regina Limeira de Sá
Diretora de Acessibilidade, Modalidade, Inclusão e Apoio a Pessoas com Deficiência da Secretária de

Currículo

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Amazonas; Bacharel em Psicologia; Licenciada em Psicologia.  atualmente é a Diretora da Diretoria de Educação Especial, da Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação (SEMESP), do Ministério da Educação (MEC)


Nilce Maria da Silva

Nilce Maria da Silva
Vice-Reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat)

Currículo

Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso e exerce a função de vice-reitora da UNEMAT (20219-2022). Atua no curso de Letras, no Programa de Mestrado Profissional em Letras - ProfLetras, na UNEMAT-Cáceres e no Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva, na UNEMAT-Sinop. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras


Wagner Cezar Fachone

Wagner Cezar Fachone
Promotor de Justiça - MPMT

Currículo

É promotor de justiça no Ministério Público do Estado de Mato Grosso (1993). Possui especialização em Direito Público FESMP/MT 360h (2002); especialização em Ciências Penais FESMP/MT 360h (2003); especialização em Direito Penal e Processual Penal FESMP/MT 360h (2007). É coordenador-geral da Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso (2018).  Titular da 34ª promotoria de justiça de Cuiabá na defesa dos direitos dos idosos e das pessoas com deficiência (2019).


Andrea Venancio

Andrea Venancio
Intérprete de Libras e Diretora ICOM

Currículo

Intérprete de Libras e Diretora ICOM-SP


Gildete Amorim

Gildete Amorim
Coordenadora da Extensão Libras em Saúde e Intérprete de Libras

Currículo

Doutora em Ciências e Biotecnologia- PPBI com pesquisa em materiais Biligíngue e Glossário Multilíngue em Biossegurança . Graduada em Fonoaudiologia , com Mestrado em Ciências da Saúde e Meio Ambiente. Pós Graduada em Docência do Ensino Superior , Terapia de Família . Atua como coordenadora da Extensão Libras em Saúde


Tais Paula

Tais Paula
Superintendência Estadual de Promoção e Articulação das Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiê

Currículo

Possui Graduação em Sociologia, pós-graduação em educação especial, servidora pública a 21 anos, atualmente Superintendência Estadual de Promoção e Articulação de Políticas Públicas para a Pessoas com Deficiência – Casa Civil/MT.


Luiz Carlos Grassi

Luiz Carlos Grassi
Assistente Social

Currículo

Assistente social e membro do Conselho Estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência e da Casa Civil de Mato Grosso


Carlina Jacob

Carlina Jacob
Ex-Secretário de Cultura, Esporte e Turismo-Interino do Município de Cuiabá

Currículo

Graduada em Economia pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Empresária e produtora cultural há trinta anos, Produtora cultural e secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Cuiabá.


Izaura Maciel

Izaura Maciel
Intérprete de Libras do IFMT

Currículo

Atualmente é tradutor e interprete de libras do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística.


I CONGRESSO ESTADUAL SOBRE A LEI DE LIBRAS

Período do Evento: 03/06/22 08:00 à 03/06/22 20:00

Palestrantes: Wilson Santos , Ríguel Brum de Paula , Carlos Fávaro , Leonardo Ribeiro Albuquerque , Miguel Slhessarenko Júnior , Amauri Fernandes , Lúcia Santos , Kamila de Souza Gouveia , Rosamaria Ferreira Carvalho , Kalynka Meirelles , Pe. Wilson Czaia , Cleide Regina Ribeiro Nascimento , Paulo André Martins de Bulhões , Adriano de Oliveira Gianotto , Tiago Codogno Bezerra , Carlos Junior , Crisiane Nunes Bez Batti , Priscila A. M. Henkemaier Xavier , Diana Sazano de Souza Kyosen , Indira Isis Bernardes , Nídia Regina Limeira de Sá , Nilce Maria da Silva , Wagner Cezar Fachone , Andrea Venancio , Gildete Amorim , Tais Paula , Luiz Carlos Grassi , Carlina Jacob e Izaura Maciel

Descrição: O "1º Congresso Sobre a Lei de Libras: Nestes 20 anos o que realmente mudou?", tem como objetivo debater e indicar a necessidade dos interpretes de libras como ponte para a acessibilidade da pessoa surda e o seu espaço dentro da sociedade. O dia 24 de abril é um marco importante para as pessoas com deficiência auditiva: é a data em que a Língua Brasileira de Sinais, a Libras, foi reconhecida como sistema linguístico pela Lei nº 10.436, de 2002. O Decreto nº 5.626, que a regulamenta, é ainda mais

Inscrições Encerradas

Inicio do evento: 25/05/22 às 08h.

Término do evento: 03/06/22 às 20h.

Local: Plenário das Deliberações Renê Barbour
Cuiabá - MT.

Mais Informações: 3313-6420 GAB. Dep. .