Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso



PELO PRÓXIMO

Projeto inclui doadores de sangue em grupo prioritário de vacinação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o percentual de doadores, em um país, fique entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%



(Foto: Fablicio Rodrigues/ALMT)
O projeto de lei nº 266/2016, que prevê a inclusão de doadores regulares de sangue no chamado “grupo de risco” ou “grupo prioritário” em campanhas de vacinação, foi aprovada na Assembleia Legislativa. O mensagem de autoria do deputado estadual Mauro Savi (PSB) aguarda sanção do governador Pedro Taques (PSDB). O parlamentar lembra sobre a importância da aprovação da matéria para promoção e motivação entre os doadores, a fim de que se convertam em regulares ou fidelizados.

“Os doadores de sangue tem que estar com a “saúde em dia” para salvar outras vidas. Nada mais justo que ocorra a inclusão dos doadores regulares de sangue no grupo de risco/prioritário durante as campanhas de vacinações gratuitas em nosso Estado”, observou Savi.

Na última quarta-feira (14) foi comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. O MT Hemocentro de várias cidades mato-grossenses vêm realizando durante este mês a campanha “Junho Vermelho”,  com a parceria do movimento “Eu dou sangue pelo Brasil”. A data é importante para sensibilizar as pessoas sobre a necessidade da doação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o percentual de doadores, em um país, fique entre 3,5% e 5% de sua população. No Brasil esse número é preocupante, pois não chega a 2%.


Mais informações:
Secretaria de Comunicação
Redação: (65) 3313-6310 (65) 3313-6283
Rádio: (65) 3313-6682
TVAL: (65) 3313-6341 (65) 3313-6399


Fotos relacionadas