REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL

Comissão do Meio Ambiente recebe população de Cangas para debater exploração mineral

Para o vereador Walnei Rosa (PV), de Poconé, o trabalho da comissão vai ser fundamental para saber se as licenças das mineradoras instaladas na região estão corretas e se há acompanhamento da Sema

Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais (Foto: Marcos Lopes/ALMT )

Um grupo de moradores do distrito de Cangas- município de Poconé, esteve na reunião da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Minerais em busca de apoio parlamentar sobre a atuação das mineradoras na localidade.

Na oportunidade, eles entregaram um documento para os deputados contendo fotos e depoimentos dos moradores solicitando providências emergenciais para o assunto.

“Vamos nos aprofundar sobre a real situação dos moradores de Cangas. A comissão vai exigir um prazo de trinta dias para que a Sema encaminhe à Assembleia informações sobre de que maneira foi dada a autorização para exploração do minério naquela região”, explicou o presidente da comissão, deputado Dilmar Dal Bosco (DEM).

Dal Bosco também explicou que a equipe técnica da comissão vai pedir a documentação da licença prévia para a instalação das mineradoras no local, e ainda, a licença de operação através da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

“Com todos os documentos em mãos, designamos o deputado Wagner Ramos como o relator do  processo para depois fazermos visitas 'in loco' e analisar o cenário. Temos que tomar providências, pois se trata de uma denúncia vinda da sociedade corroborada por um vereador do município”, afirmou Dal Bosco.

Para o vereador  Walnei Rosa (PV), o trabalho da comissão vai ser fundamental para saber se a licença está correta e se há acompanhamento técnico-ambiental.  “Tem que ter a regularização ambiental. Estamos acompanhando todo processo das mineradoras de Cangas, que avançaram o espaço na extração do minério”, revelou o vereador.

Ele destacou também que, durante as cheias, acontecem alagamentos no distrito, assim como a poeira que toma conta das casas. “O que a população deseja saber é se há autorização da Sema. Não queremos o fechamento do garimpo, mas a legalização. Viemos buscar apoio junto aos deputados para reforçar o pedido da população”, falou Rosa.

Conforme dados do morador e pescador Fernando Lima, há  mais de trinta mineradoras explorando o local, 29 delas legitimadas, mas apenas 11 com alvarás licenciados. “Já tivemos problemas de saúde devido à poeira nas ruas, além do constante lixo no distrito. É muito triste a situação da população de Cangas, que sofre com o entulho e água das mineradoras”, apontou ele.

Após ouvirem os depoimentos do vereador e também dos moradores de Cangas, os deputados voltaram as atenções para os projetos de lei que foram analisados na reunião desta quarta-feira (13). No total, foram seis projetos: PL nº 57/2015, PL 554/2015, PL 677/2015, PL 120/2016, PL 354/2016 e PL 211/2017. A próxima reunião está marcada para o próximo dia 27, às 16 horas, na sala 202.

Secretaria de Comunicação
Redação: (65) 3313-6310 (65) 3313-6283