Gabinete Parlamentar

Dep. Zé Domingos Fraga

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso - Gabinete Parlamentar



SEGURANÇA NA SAÚDE

José Domingos propõe 'Escritório de Qualidade' para hospitais regionais

Pela proposta, o escritório deverá fazer uma avaliação da segurança no atendimento ao usuário nos hospitais regionais do estado



Dep. Zé Domingos (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

O deputado José Domingos Fraga (PSD) apresentou projeto de lei (nº219) propondo a criação do “Escritório de Qualidade”, para atuar junto aos Hospitais Regionais de Mato Grosso. Conforme o parlamentar, a propositura tem a proposta de uma avaliação de todas as atividades hospitalares, para que sejam definidas e propostas estratégias e ações que garantam a segurança no cuidado com os pacientes, além de desenvolver atividades administrativas que visem à eficiência, com finalidade de obtenção de certificação de qualidade.

“O Escritório tem por finalidade, de ser um núcleo de referência, auxiliando os setores e áreas dos hospitais quanto a ações, conceitos e ferramentas, otimizando os serviços prestados”, afirmou o deputado.

Consta ainda que cabe ao Escritório de Qualidade a análise, discussão, planejamento e proposição de estratégias e ações a serem implementadas, que deverão ocorrer de forma integrada, a fim de assegurar aos usuários, profissionais e público em geral a segurança indispensável aos serviços de saúde.

Na avaliação de José Domingos, após estabelecida a busca da certificação de qualidade nos hospitais como uma diretriz institucional, o projeto propõe também que seja adotada uma metodologia a fim de se constituir uma comissão de qualidade composta por equipe multidisciplinar, a qual será fixada em regulamento.

“Se trata de um método de consenso, racionalização e ordenação das instituições hospitalares, de educação permanente de seus profissionais e que se expressa através de procedimentos de avaliação dos recursos institucionais, buscando garantir padrões previamente estabelecidos”, revelou ele.

“O principio da eficiência é elemento preponderante neste projeto que busca, através da implementação de metodologias de planejamento e execução, alcançar a excelência no tratamento dos usuários da rede pública de saúde”, concluiu José Domingos.


Mais informações:
Secretaria de Comunicação
Redação: (65) 3313-6310 (65) 3313-6283
Rádio: (65) 3313-6682
TVAL: (65) 3313-6341 (65) 3313-6399


Fotos relacionadas