Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 11 de dezembro de 2018 17h59


MATO GROSSO

Assembleia homenageia ex-deputados na sede do Parlamento

O capitão Francisco Pinto de Oliveira, conhecido como Coronel Chico Pinto, foi eleito deputado pela primeira vez em 1900 e permaneceu na ALMT por 36 anos em mandatos consecutivos

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: MAURICIO BARBANT / ALMT

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou as Resoluções nº 6.112/18, do deputado Wilson Santos, que denomina a Sala Vip da Assembleia Legislativa como “Sala Deputado Roberto França”, e a de nº 5.381/18, de autoria do então deputado Emanuel Pinheiro, denominando “Deputado Francisco Pinto de Oliveira" o salão onde se encontra a Galeria de Ex-Presidentes do Poder Legislativo.

Francisco Pinto de Oliveira foi escolhido em lembrança ao parlamentar que mais tempo atuou com mandato na ALMT até os dias de hoje. O capitão Francisco Pinto de Oliveira, conhecido como Coronel Chico Pinto, foi eleito pela primeira vez em 1900 e permaneceu na ALMT por 36 anos em mandatos consecutivos. Era ele o presidente da Assembleia Legislativa quando houve a “Caetanada”, movimento da década de 1910 que levou à renúncia do presidente do estado, dos deputados estaduais, federais e senadores, dando origem à intervenção federal em Mato Grosso.

Na Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha no Brasil, o Parlamento estadual foi fechado e voltou a funcionar com a convocação de eleições constituintes em 1934. O homenageado foi também um dos parlamentares que assina a Constituição Estadual de 1935.

Sobre Roberto França Auad, cuiabano, nasceu dia 3 de outubro de 1948, é apontado como o mais popular comentarista da história do rádio de Mato Grosso. Polêmico, impetuoso, carismático e protagonista de algumas passagens que entraram para o "folclore do rádio", principalmente em função de seu estilo perfeccionista de trabalhar.  França começou a carreira na rádio A Voz do Oeste, depois para rádio Cultura, onde ficou 18 anos. Também atuou pela rádio Difusora de Cuiabá.

Com 40 anos de vida pública, em março de 2007 ele assumiu a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Exerceu quatro mandatos no Parlamento mato-grossense (1981 a 1994), ocupando os cargos de presidente e primeiro-secretário da Casa à época.

“É considerado uma figura pública das mais respeitadas no meio político, por causa de suas obras realizadas em prol de Mato Grosso. Uma justa homenagem que a Assembleia presta”, destacou Santos.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com