Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 14 de maio de 2020 17h59


SAÚDE PÚBLICA

Ampliação do Metropolitano melhora capacidade hospitalar, destaca Avallone

Hospital tem capacidade aumentada para 278 leitos, sendo 40 de Unidades de Terapia Intensiva (UTI)

EDUARDO RICCI / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Carlos Avallone (PSDB) destacou a entrega, nesta quinta-feira (14), das obras de ampliação do Hospital Metropolitano de Várzea Grande. Realizada pelo governo estadual em tempo recorde com modernas técnicas de engenharia, a ampliação torna a unidade uma referência estadual para atendimento dos casos graves do coronavírus. A obra foi concretizada com recursos da Assembleia Legislativa que cortou gastos, economizou e repassou R$ 10 milhões ao governo do Estado, aproximadamente 70% do custo total da ampliação.

O hospital ganhou 30 novos leitos de UTI e 180 novos leitos clínicos. Agora a capacidade total, considerando os leitos já existentes antes da ampliação, é de 278 leitos, sendo 40 de UTI e 238 leitos clínicos.

Na condição de presidente do Observatório Socioeconômico da Assembleia Legislativa, grupo que faz a interlocução entre os poderes e setor produtivo no combate à pandemia, Avallone fez sete visitas às obras do hospital desde o dia 28 de março, acompanhando e fiscalizando o andamento dos trabalhos.  “Esta é uma ação preventiva, que considera a possibilidade de aumento dos casos. Claro que ninguém deseja isso e é importante manter o isolamento social e todas as medidas preventivas, mas Mato Grosso precisa estar com a rede hospitalar preparada”, disse o deputado.

Avallone ressaltou a união de esforços para atender adequadamente a população nesse momento tão difícil. “Com a união de todos, do governo estadual, da Assembleia Legislativa e da iniciativa privada, que também está doando produtos e equipamentos de proteção, estamos fortalecendo o combate ao coronavírus. Com estas e outras ações, Mato Grosso pode continuar entre os estados com menor índice de infestação, e com uma estrutura hospitalar adequada caso seja necessária”.

Com a reforma, foram recuperados os espaços da recepção, do pronto-atendimento, ambulatório, centro cirúrgico e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e setor administrativo. Após a pandemia, a estrutura construída ficará em definitivo para o Hospital Metropolitano, que terá um total de 278 leitos e continuará atendendo às especialidades médicas.


Gabinete do deputado Carlos Avallone