Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de abril de 2020 16h25


MEIO AMBIENTE

Avallone  assegura debate técnico sobre questões polêmicas como o Cota Zero e a legislação dos agrotóxicos

Presidente da Comissão, deputado quer debate democrático sobre as questões ambientais

EDUARDO RICCI / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado Carlos Avallone (PSDB) assegurou esta manhã (14), ao assumir a presidência da Comissão de Meio Ambiente, que coordenará os trabalhos com isenção, rigor técnico e absoluta transparência nas discussões sobre assuntos polêmicos como a legislação dos agrotóxicos, a lei da pesca, a lei das áreas úmidas, o código florestal e o código ambiental.

Segundo Avallone, que já integrava esta comissão no ano passado, o grupo deve se reunir pelo menos duas vezes por mês e o Regimento Interno será cumprido integralmente. “Eu considero esta comissão uma das mais importantes do parlamento, pois trata de questões que pela sua relevância devem envolver toda a sociedade, a começar pelo cidadão, pelo gestor público, o setor produtivo, as federações e sindicatos e as entidades e organizações não-governamentais. Tudo será discutido de forma técnica e científica, visando a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”.
 
Avallone citou entre os temas mais polêmicos a questão dos agrotóxicos. “Eu já venho trabalhando nesta questão, e no ano passado, como membro desta Comissão, conheci iniciativas inovadoras como um laboratório biológico no município de Sapezal, que ajuda no controle natural de pragas. O setor produtivo não ignora as consequências do uso de defensivos e vem trabalhando para desenvolver e ampliar o controle biológico. Graças a estes estudos, a aplicação dos defensivos caiu 70% nas plantações da região”, explicou.

Logo depois de assumir a presidência, Carlos Avallone convidou o deputado Lúdio Cabral (PT), também membro titular da comissão, a contribuir com os estudos que ele já tem sobre a questão dos agrotóxicos. “O deputado Lúdio vem se dedicando muito a este tema e suas contribuições certamente serão muito relevantes, vamos debater democraticamente as melhores alternativas para Mato Grosso”.  

Avallone lembrou que tem experiência também na questão da pesca, pois foi secretário de Turismo de Cuiabá e do Estado e presidiu por seis anos o Instituto Ação Verde. “Eu conheço a posição e as necessidades do trade turístico e também a posição e as necessidades das colônias de pescadores, pois há anos sou um dos deputados mais votados em Barão de Melgaço. Eu conheço os dois lados da questão, e vamos discutir tecnicamente e socialmente a questão da pesca. Sou ambientalista de coração, tenho uma visão moderna deste assunto e vou dar minha contribuição de forma equilibrada e harmônica”, afirmou.

O vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Recursos Minerais será o deputado Silvio Fávaro (PSL). Os outros membros titulares são: Dilmar Dal Bosco (DEM), Xuxu Dal Molin (PSC) e Lúdio Cabral (PT). Como suplentes ficaram os deputados Dr. João (MDB), Thiago Silva (MDB), Romoaldo Júnior (MDB), Dr. Gimenez (PV) e Delegado Claudinei (PSL).

 


Gabinete do deputado Carlos Avallone