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Quinta-feira, 29 de outubro de 2020 09h15


NOVA CONCESSÃO

Avallone comemora aprovação da PEC que viabiliza ramal da ferrovia em Cuiabá

Proposta foi aprovada em sessão na ALMT na terça-feira (27).

EDUARDO RICCI / Gabinete do deputado Carlos Avallone



PEC foi aprovada em sessão plenária na ALMT

Foto: ANGELO VARELA / ALMT

O deputado Carlos Avallone (PSDB) comemorou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 16/2020, que altera o artigo 131 da Constituição estadual e autoriza o governo a construir e explorar de forma direta a malha ferroviária no estado. “Esta é uma luta que interessa a toda a Baixada Cuiabana e hoje demos mais um passo importante, aprovando a PEC em segunda votação. A ferrovia é muito mais do que transporte de cargas, é desenvolvimento e geração de emprego e renda para a população de catorze municípios da Baixada Cuiabana, onde vivem mais de 1 milhão de pessoas”, justificou Avallone.

Em 2019, Avallone propôs e coordenou uma audiência pública sobre a ferrovia na Federação das Indústrias em Cuiabá, que teve o apoio da bancada federal e especialmente dos senadores Jayme Campos e Wellington Fagundes, que é o presidente da Frente Parlamentar de Logística e Infraestrutura do Congresso. Ele oportunizou a realização em Cuiabá de uma audiência pública conjunta entre a Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o Senado Federal. A reunião teve a presença e o apoio de toda a classe política e empresarial, do Fórum Pró-Ferrovia e do governador Mauro Mendes, entre outros agentes.

“Sempre defendemos que a Baixada Cuiabana não pode ficar fora deste processo de expansão e recentemente a concessionária Rumo reafirmou este compromisso com a construção de um terminal de contêineres e combustíveis aqui na Grande Cuiabá. Agora já temos a PEC aprovada com 21 votos favoráveis, dando ao governo do estado a autorização para fazer a concessão deste trecho da ferrovia e a construção do novo ramal. A alteração constitucional foi necessária pois trata-se de um trecho da ferrovia dentro do nosso território, ligando Rondonópolis a Cuiabá e seguindo até as regiões produtoras de grãos no médio-norte”, disse Avallone.

Segundo o deputado, a Rumo tem como prioridade a extensão de sua malha ferroviária em direção à carga nas regiões produtoras de Mato Grosso. Eles se preparam para atender um estado que até 2030 deve chegar a 120 milhões de toneladas de produção. A concessionária já tem o projeto de engenharia praticamente pronto, e o processo de licenciamento ambiental em andamento.

 “É um projeto que atende não só o escoamento da produção agrícola, mas que trará no retorno, através dos contêineres, diversos produtos que hoje chegam por rodovia do sudeste para Mato Grosso. Toda a região da Baixada Cuiabana terá uma oportunidade enorme de desenvolvimento”, destacou Avallone. A geração de empregos será fundamental no período pós-pandemia, com a retomada das atividades econômicas em todos os níveis.

A Baixada Cuiabana é composta por 14 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Acorizal, Barão de Melgaço, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nobres, Nossa Senhora do Livramento, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Poconé, Rosário Oeste e Santo Antônio de Leverger, cujas economias serão impactadas direta e indiretamente com a construção do terminal ferroviário.


Gabinete do deputado Carlos Avallone