Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 28 de agosto de 2020 11h31


FOGO NO PANTANAL

Avallone propõe leis mais rígidas e reforço da prevenção a incêndios

Deputado propôs a criação de um grupo multidisciplinar de trabalho para propor melhorias no sistema de fiscalização e combate.

João Ribeiro / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Foto: JOÃO RIBEIRO / Gabinete do deputado Carlos Avallone

O deputado estadual Carlos Avallone (PSDB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), visitou o posto de comando da Operação Pantanal II em Poconé, nesta quinta-feira (27). Na base, estão mais de 300 homens do Corpo de Bombeiros Militar, Força Aérea Brasileira, Marinha e brigadistas, trabalhando na prevenção e combate a incêndios da região.

Avallone destacou que o poder público precisa melhorar a legislação para que haja mais agilidade na responsabilização de quem pratica incêndios criminosos. Com isso, ele também explica que o estado precisa se preparar estruturalmente e também endurecer as leis para o próximo ano, já que, segundo informações de especialistas, o ciclo de seca na região deve ser maior que atualmente.

“No Pantanal há vários ciclos e hoje estamos no ciclo da seca, que é o mais doloroso para fauna e flora. Para isso, vamos trabalhar na Assembleia para que possamos ajudar nesse sentido, endurecendo as leis e fazendo com que essas pessoas que iniciarem os incêndios tenham suas penas aumentadas e cumpridas”, explicou.

Avallone reiterou que a Mesa Diretora da Casa de Leis já vem economizando recursos que podem ser usados nesse sentido. Por isso, sugeriu que se crie um grupo de trabalho envolvendo diversas forças da sociedade, no intuito de conscientizar a todos sobre o prejuízo causado pelos incêndios, respeitando sempre a história do povo pantaneiro. "Muitas vezes quem está, por exemplo, em Cuiabá, não tem como entender o que está acontecendo aqui”, comentou.

Por fim, o parlamentar agradeceu o trabalho de todos envolvidos na operação Pantanal II. “O trabalho acontece aqui 24h. Não tem trégua, as equipes se revezam para apagar fogo que chega até a pular rios”, parabenizou.

Já o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges, destacou a importância da participação ativa da ALMT, através da Comissão do Meio Ambiente, que pode ajudar a ter uma visão mais completa de toda a problemática da região. “Com todo esse acompanhamento, acredito que é possível propor normatizações que mitiguem esses problemas no futuro”, destacou.

A superintendente do Sesc Pantanal, Chistiane Caetano, também destacou a visita de Avallone à base, que fica localizada no aeródromo da instituição. “A iniciativa do deputado em vir aqui e propor essa criação do grupo de trabalho será importantíssima para começar a estruturar as ações de prevenção e enfrentamento dos incêndios nos próximos anos”, falou.


Gabinete do deputado Carlos Avallone