Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 29 de janeiro de 2020 12h05


EM SAPEZAL

Avallone visita laboratório de controle biológico de pragas nas lavouras

Deputado conheceu o laboratório do Grupo Scheffer em Sapezal no início deste ano

João Ribeiro / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Com objetivo de aperfeiçoar a legislação estadual que regula a comercialização e fiscalização do uso de defensivos agrícolas nas lavouras de Mato Grosso, o deputado estadual Carlos Avallone (PSDB) visitou o laboratório biológico do Grupo Scheffer no município de Sapezal.

Segundo parlamentar, o uso crescente de defensivos nas plantações é alvo de críticas de vários segmentos da sociedade que ainda atribuem aos produtos o aumento dos casos de câncer e até de autismo no mundo.

Avallone destacou que o setor produtivo do estado não ignora as consequências negativas do uso de defensivos e vem trabalhando para desenvolver e ampliar o controle biológico.

“No caso do Grupo Scheffer, eles me informaram que a aplicação dos defensivos caiu 70% nas plantações, gerando uma economia de 30%. A produção deste laboratório biológico ajuda no controle de pragas na plantação de aproximadamente 65 mil hectares”, explicou.

Para o deputado, esse investimento no controle biológico que o grupo vem fazendo mostra que o produtor procura alternativas, buscando a preservação da saúde e do meio ambiente.

“Certamente este é o caminho para Mato Grosso, reduzir o uso de defensivos, sendo que o estado é o que mais usa em plantações. Estas iniciativas resultam em efeitos concretos no meio ambiente e nas pessoas”, destacou.

Avallone, que faz parte da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, afirmou que vai agendar uma visita ao laboratório em Sapezal com os demais parlamentares para que conheçam de perto o trabalho eficiente de desenvolvimento de controles biológicos.


Gabinete do deputado Carlos Avallone