Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 6 de julho de 2021 08h54


ARTIGO

Dante, um estadista

Carlos Avallone*

EDUARDO RICCI / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Há 15 anos Dante Martins de Oliveira, então com 54, nos deixava precocemente e abria uma lacuna na história política de Mato Grosso. Do final da década de 70 ao início do século XXI, a trajetória de Dante foi decisiva na preparação de Mato Grosso para se tornar potência do agronegócio, com uma ampla reforma administrativa e a superação de problemas graves de infraestrutura e logística. 

Democrata combativo, foi deputado estadual e federal e deixou sua marca também na história política da Nação. Visionário, apresentou na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda Constitucional nº 05/1983, que reinstaurava as eleições diretas para presidente da República. A emenda Dante de Oliveira transpôs os limites do  Congresso e ganhou as ruas, se tornando a Emenda das Diretas Já, com o apoio da maior liderança da oposição na época, seu padrinho de casamento Ulysses Guimarães. Ao lado de Tancredo Neves, Orestes Quércia, Leonel Brizola, Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Franco Montoro, percorreu o país e apressou a redemocratização do Brasil, no maior e mais empolgante movimento popular da nossa história.               

Eleito prefeito de Cuiabá, se licencia para assumir o Ministério da Reforma Agrária por um ano. Retornou à Prefeitura após a mudança da Constituição que permitiu os 5 anos de mandato ao  presidente Sarney, que o havia nomeado ministro. Dante não concorda, deixa o ministério e volta para concluir o mandato de prefeito. Voltaria à Prefeitura em 1993 e no ano seguinte venceu a disputa pelo governo de Mato Grosso, sendo reeleito em 98 já pelo PSDB.

Em seu primeiro mandato como prefeito, Dante estruturou a saúde pública, construiu várias Policlínicas e o Hospital Municipal. Junto com o Governo do Estado implantou a Perimetral (Avenida  Miguel Sutil) e regularizou vários bairros. Quando volta à prefeitura, em apenas um ano e quatro meses consegue resolver o problema do lixo de Cuiabá, investe no fortalecimento do Turismo, na geração de emprego e renda e na preservação do meio ambiente. Liderou a organização do segmento, e em parceria com o Sebrae foi construído o Centro de Eventos Pantanal. Junto com os empresários do Turismo, viabilizou a primeira Festa do Pantanal.

Quando concorre ao Governo do Estado em 1994, constrói com a sociedade o “Plano de Metas Mato Grosso de 1995 a 2006”, doze anos de planejamento estratégico, pensando o estado para o futuro. Ao vencer as eleições encaderna o Plano de Metas e o coloca ao lado da sua mesa, como uma Bíblia. Promove uma ampla reforma do Estado, privatiza a Cemat, municipaliza a Sanemat, líquida o Bemat e renegocia as dívidas com a União, implementando a lei de responsabilidade fiscal em MT. 

Ciente das barreiras que impediam a expansão econômica do estado, Dante equaciona o problema da energia trazendo o gasoduto com 600 km  da Bolívia a Cuiabá, inaugura a Usina Termelétrica Mário Covas e a Usina de Manso. O nó da logística de transportes começa a ser desatado a partir da articulação política e administrativa que trouxe a ferrovia a Mato Grosso, com o apoio decisivo do então governador de São Paulo, Mário Covas e do presidente FHC. Também executa o maior projeto de pontes de concreto até aquela data e inaugura a ponte Sérgio Mota entre Cuiabá e Várzea Grande. 

Implanta os programas de incentivo fiscal por cadeias produtivas e idealiza o projeto Mato Grosso é Hora de Investir, divulgando em mais de 70 cidades e 20 países o potencial do estado para atrair investimentos. Comprometido com o desenvolvimento sustentável, criou os parques Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Zé Bolo Flor e idealizou e assinou o Programa BID Pantanal, que estamos tentando retomar agora.

Dante ainda cria os Consórcios Municipais de Saúde, implementa as equipes de Saúde da Família, democratiza a Educação com eleições diretas para diretores das escolas, cria o Programa de Apoio Direto às Comunidades (Padic), implanta a Polícia Comunitária e fortalece as políticas públicas sociais executadas pela Prosol sob a coordenação de Thelma de Oliveira.

Estas são algumas das realizações do estadista Dante de Oliveira, um democrata e gestor público à frente de seu tempo. Fazer parte da sua equipe e ter desfrutado de sua amizade foi uma honra que continua me inspirando a trabalhar pela comunidade mato-grossense.

* Carlos Avallone é deputado, presidente do PSDB/MT e foi secretário de Turismo e de Indústria, Comércio e Mineração nas gestões de Dante de Oliveira.


Gabinete do deputado Carlos Avallone