Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 7 de junho de 2022 16h08


OPORTUNIDADE

Emenda do deputado Avallone assegura capacitação de 350 pessoas em bairros de Cuiabá

Deputado destinou emenda de R$ 106 mil para a capacitação em seis modalidades diferentes de cursos

EDUARDO RICCI / Gabinete do deputado Carlos Avallone



Foto: Felipe Okamura / Assessoria de Gabinete

Mais de 350 pessoas estão sendo beneficiadas com cursos do Projeto Qualificar, assegurados por emendas do deputado Carlos Avallone (PSDB). Os cursos que começaram hoje (7/6) e vão até o dia 2 de Julho nos bairros 1º de Março e Jardim Brasil/CPA IV envolvem as atividades de maquiagem, fotografia, corte de cabelo feminino, alongamento de cílios, salgados artesanais e doces gourmet. No 1º de Março os cursos acontecem na Igreja Católica São José e no Centro de Treinamento 1º de Março. No Jardim Brasil os cursos acontecem na Creche Menino Jesus. 

A capacitação profissional é uma 'vacina' contra o desemprego que afetou milhares de pessoas e especialmente as mulheres durante a pandemia. É também um eficiente inibidor da violência doméstica, na medida em que reduz ou elimina a dependência econômica delas diante dos parceiros. Muitas mulheres ainda se veem obrigadas a conviver com situações de violência devido às necessidades que vivenciam, fruto da dependência financeira e da falta de qualificação para acesso ao mercado de trabalho. 

"A capacitação técnica para homens e mulheres dos segmentos mais carentes por meio de cursos profissionalizantes gratuitos, ajuda a mudar esta realidade que ainda afeta milhares de mato-grossenses. Capacitadas, essas pessoas podem se tornar pequenos empreendedores e gerar renda para as famílias”, afirma o deputado Carlos Avallone (PSDB).  

No ano passado o deputado destinou R$ 106 mil para cursos de capacitação que começam a ser ministrados neste mês de junho em bairros da Capital, utilizando os equipamentos sociais e espaços públicos como salões paroquiais, escolas e sedes de associações de moradores. Os cursos são presenciais e com módulos práticos de acordo com cada modalidade escolhida. O público-alvo são as mulheres e jovens em situação de desemprego e vulnerabilidade social. Os cursos são executados pelo Instituto Kuradomodo, a partir da contratação de profissionais por meio de processo seletivo.


Gabinete do deputado Carlos Avallone