Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 2 de outubro de 2019 15h23


PROJETO

Após apresentação na ALMT, deputado defende que o Estado divulgue gastos com locação imobiliária

A medida exige que seja publicado por meio do Portal Transparência, de forma legível que esteja ao alcance de qualquer pessoa

STEPHANIE ROMERO FRANCISCO / Gabinete do deputado Oscar Bezerra



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado Oscar Bezerra (PV) apresentou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o Projeto de Lei nº 1028/2019, que institui a obrigatoriedade da divulgação das despesas com locação de imóveis particulares feitas pelo poder público estadual. O objetivo é garantir a transparência dos gastos no Legislativo, Executivo e Judiciário.

“Precisamos aperfeiçoar os mecanismos de controle do dinheiro público e isso é um desafio para qualquer país que busca o desenvolvimento social e econômico. É necessário publicação dos valores dos contratos de locação e do endereço dos imóveis para  permitir a qualquer cidadão auferir a eficiência da despesa”, diz o parlamentar.

A lei de acesso à informação possibilita que qualquer pessoa possa conhecer os valores das locações de imóveis feitas pelos órgãos, por meio de requerimento escrito. A medida exige que seja publicado no Portal Transparência, de forma legível que esteja ao alcance de qualquer pessoa. 

Na capital do estado esta legislação já existe. Foi imposto que a Prefeitura de Cuiabá, depois de alugar um imóvel para acomodar alguma pasta do Executivo, fixe na unidade locada, em lugar visível e de acesso público, o número do contrato formalizado com a prefeitura, a data de início e término da vigência do contrato, o preço e as condições de pagamento e a qualificação das partes contratantes.


Gabinete do deputado Oscar Bezerra

Telefone: (65) 3313-6730