Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 23 de maio de 2018 10h07


Filantropia

Estabelecimentos comerciais poderão doar alimentos para entidades assistenciais

Projeto do deputado Oscar Bezerra regulamenta doações que visam combater o desperdício e incentivar a solidariedade

DIEGO SAPORSKI / Gabinete do deputado Oscar Bezerra



Foto: ANGELO VARELA / Secretaria de Comunicação Social

O deputado estadual Oscar Bezerra (PV) apresentou, nessa terça-feira (22), um projeto de lei que dispõe sobre a doação de alimentos por estabelecimentos comerciais para entidades sem fins lucrativos, filantrópicas ou de caridade em todo estado. “A proposição tem o intuito de combater o desperdício de alimentos por supermercados, mercearias e congêneres, que muitas vezes descartam produtos que apenas não estão atrativos para a venda”, explica o deputado.

De acordo com o projeto, os alimentos a serem doados poderão ser in natura, preparados, processados ou industrializados. Os doadores e as entidades beneficiadas são responsáveis por aferir a qualidade dos alimentos no momento da doação, devendo estas últimas rejeitá-los caso suspeitem de que os bens oferecidos não apresentam condições adequadas ao consumo humano.

“A proposição poderá colaborar com a assistência a pessoas ou grupos familiares que se encontram em estado de vulnerabilidade nutricional. Assim, visando contribuir para o fim do desperdício de alimentos por meio de sua utilização com fins filantrópicos”, concluiu o deputado estadual.


Gabinete do deputado Oscar Bezerra

Telefone: (65) 3313-6730