Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 22 de março de 2018 17h11


DIA DA ÁGUA

Wancley quer disciplina de uso racional da água em currículo escolar

No Dia Mundial da Água, deputado Wancley Carvalho (PV) destaca importância de debater o tema nas salas de aula

Eduardo Cardoso / Gabinete do Deputado Wancley Carvalho



Foto: Eduardo Cardoso

Está em tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei do deputado Wancley Carvalho (PV) que pede a inclusão na grade curricular matéria específica sobre o uso racional da água. A carga horária e o ano letivo nos quais será inserida a disciplina ficarão a cargo da Secretaria de Estado de Educação. De acordo com a proposta, apresentada no ano passado, o assunto será tratado em salas de aula do ensino fundamental e médio da rede pública estadual de Mato Grosso.

O PL foi apreciada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, analisada pelo Núcleo Ambiental da Assembleia Legislativa (ALMT) e aguarda apreciação do Núcleo Social da Casa de Leis.

"Celebramos hoje, o Dia Mundial da Água. Essa substância é a mais preciosa da Terra. Precisamos ensinar nossas crianças desde cedo e nada melhor que começar pela inclusão no currículo escolar", lembrou o deputado.

A iminente crise de abastecimento de água tem preocupado o deputado do Partido Verde. Na justificativa da matéria, Wancley cita dados da Organização das Nações Unidas (ONU), que revelam que, se continuarem os padrões de consumo e não forem criadas fontes alternativas para captação, em 2025, um terço da população mundial não terá acesso à água potável. “Em 12 anos, de acordo com as previsões, a nossa demanda por água no mundo deve crescer em 50%”, afirmou o deputado.

Apesar das diversas campanhas nos veículos comunicação que alertam para o consumo consciente da água, o deputado defende a necessidade de debater o assunto de forma contínua, dentro das salas de aulas.

"Precisamos disseminar a importância do uso racional da água. É urgente conscientizar sobre a escassez dos recursos hídricos", afirma Wancley.

O parlamentar, que é graduado em geografia, lembrou que, embora o planeta seja formado por 3/4 de água, 97,3% desse total são águas salgadas, 2,34% estão em forma de gelo ou em lençóis freáticos e somente 0,36% são águas de rios, lagos e pântanos apropriadas para consumo.

“É preciso conhecer, entender e conscientizar. Se soubermos usar, não vai faltar: mas para isso é necessário mudar comportamentos, e a educação é a melhor saída”, salientou.

A proposta prevê ainda a capacitação dos professores, para despertar nas crianças a sensibilidade com as causas ambientais. O conteúdo apresentado na sala de aula não fica restrito somente ao ambiente escolar.

“Alunos são multiplicadores de informação. Seja em casa, na escola, bairros ou com familiares, o aluno aprende na escola e sente o desejo de compartilhar”, finalizou o autor do projeto.

Sustentabilidade - Filiado ao Partido Verde desde 2003, e preocupado com as questões de sustentabilidade, o deputado tem pautado sua atuação na defesa do meio ambiente. Diversas audiência públicas para debater sobre o tema já foram realizadas. Além disso, Wancley lançou em seu site (http://www.wancley.com.br/)  livros digitais com dicas de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Entre os e-books está o “Guia das Nascentes de Mato Grosso, que você pode baixar clicando aqui.


Gabinete do Deputado Wancley Carvalho

Telefone: (65) 3313-6795