Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 28 de junho de 2018 11h54


DEBATE

Audiência na AL debate saúde pública

Na próxima quinta-feira (5), as pautas debatidas serão doenças respiratórias e doação de sangue

Jardel P. Arruda / Gabinete do deputado Dr. Leonardo



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A Assembleia Legislativa debaterá com a sociedade dois projetos de lei que tratam de políticas públicas de saúde, a partir das 14h, na próxima semana (quinta-feira, dia 5), no auditório deputado Licínio Monteiro, sede do Poder legislativo. Uma das matérias trata sobre prevenção e controle de doenças respiratórias, enquanto outra pauta vai abordar o incentivo à doação de sangue.

O projeto de lei nº 344/2015 visa instituir a Semana Estadual “Respira Bem Mato Grosso”, a ser realizada de 21 a 28 de junho, com o objetivo de desenvolver ações de prevenção e controle das doenças respiratórias. A data de 21 de junho foi escolhida por ser o Dia nacional do Combate à Asma, além de ser o início da temporada de seca no estado.

“A incidência de doenças respiratórias tem aumentado gradativamente. Sabemos o quanto o clima de mato-grossense, durante a temporada de seca, pode contribuir para o aumento de casos de renite alérgica, complicações devido a asma e doenças pulmonares”, alertou o deputado estadual Dr. Leonardo (Solidariedade), autor dos dois projetos a serem discutidos na audiência pública.

Já o projeto de lei nº 187/2018 tem como objetivo a instituir 14 de junho como dia estadual do “Doador Voluntário de Sangue”. A intenção é tentar ampliar o número de doadores de sangue, atualmente abaixo o ideal, conforme indicadores do Ministério de Saúde.

“Os dados apontam que somente 1,9% dos brasileiros é doador de sangue, sendo que o ideal seriam 3%. É muito difícil as pessoas se proporem a doar sem ter algum familiar ou amigo necessitando de transfusão. Essa é uma realidade triste que precisamos mudar”, concluiu Dr. Leonardo.


Gabinete do deputado Dr. Leonardo

Telefone: (65) 3313-6520