Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 12 de dezembro de 2017 17h54


ACE e ACS

Fórum debate desafios na mudança da Política Nacional de Atenção Básica

O evento ainda contará com um representante do governo do estado para falar sobre a criação de um incentivo financeiro estadual, a exemplo do incentivo federal

Jardel P. Arruda / Gabinete do deputado Dr. Leonardo



Foto: JLSiqueira / Secretaria de Comunicação Social

A Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate a Endemias promove o Fórum de Debates “Desafios e Mudanças na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB)”, nesta quinta-feira (14), a partir das 13h, no auditório Licínio Monteiro. O evento contará com a participação de dois palestrantes para apresentarem perspectivas opostas sobre a nova PNAB, a fim de esclarecer dúvidas variadas dos ACE e ACS.

“Sabemos que os agentes comunitários de Saúde e os de combate às endemias têm passado por dias de angústia com as mudanças anunciadas para a nova PNAB. O nosso objetivo é buscar o máximo de informações para dar embasamento a eles, entender quais suas maiores aflições e como podemos atuar para ajudar a todos”, afirmou o deputado Dr. Leonardo (PSD), coordenador geral da frente parlamentar.

Para o debate virá o presidente da Federação Nacional dos ACE e ACS (Fenace), Luiz Claudio, e a secretária municipal de Saúde de Cuiabá, Elizeth Lúcia. O primeiro irá se posicionar contra a PNAB e expor motivos que preocupam as duas categoria, como a necessidade de cursos preparatórios para os ACE e ACS cumprirem funções de técnicos de enfermagem, enquanto a segunda falará dos benefícios, como a redução de custo ao poder público.

O evento ainda contará com um representante do governo do estado para falar sobre a indicação do deputado Dr Leonardo para a criação de um incentivo financeiro estadual, a exemplo do incentivo federal.

Também será feita uma prestação de contas das atividades da frente parlamentar, que fecha o ano de trabalho após realizar fóruns nas regiões norte, sul, leste e oeste de Mato Grosso. “Essas duas categorias são de importância vital para a eficácia da atenção básica em saúde. Por isso vamos atuar forte em defesa deles", disse o parlamentar.


Gabinete do deputado Dr. Leonardo

Telefone: (65) 3313-6520