Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 16 de março de 2018 15h55


MORTES

Deputada cobra medidas efetivas do governo de combate ao feminicídio em MT

Mato Grosso é o estado onde mais mulheres são assassinadas no Brasil

LAURA PETRAGLIA / Gabinete da deputada Janaina Riva



Foto: Marcos Lopes / Secretaria de Comunicação Social

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) apresentou um requerimento ao governo do estado exigindo a tomada de medidas efetivas que visem à diminuição do feminicídio (assassinato de mulher motivado pela condição de gênero) em Mato Grosso.

“Na semana passada, semana internacional da mulher, recebemos a notícia de que Mato Grosso é o estado onde mais mulheres são assassinadas no Brasil. Isso é um dado muito preocupante, porque em Mato Grosso, desde que instaladas as primeiras delegacias de defesa da mulher, nós nunca mais tivemos nenhuma implantada. São as mesmas de décadas atrás e os crimes continuam crescentes”, aponta.

Janaina aponta ainda a regressão na proteção à mulher ocorrida na gestão Pedro Taques. “Não vemos mais ações. A Secretaria da Mulher, que existia em outras gestões, não existe mais, não ouvimos nem falar. E se existe, é apenas figurativa”, diz.

 A parlamentar afirma que não entende como o governo anuncia que a violência está diminuindo, se o que se vê é um crescimento absurdo, principalmente nos casos de agressões contra mulheres.

“Um exemplo disso é o município de Juara, onde já apresentei várias indicações para a implantação de uma Delegacia de Defesa da Mulher, e em oito meses foram registrados mais de 250 boletins de ocorrência por agressão contra mulheres ou mortes delas. Então o governo precisa nos esclarecer quais as medidas concretas que está tomando sobre isso”, finalizou.

A deputada lembra que no dia 2 de abril vai promover um grande debate entre o Poder Judiciário, a pasta de Segurança Pública e comunidade acadêmica para tratar sobre o feminicídio em Mato Grosso. O evento contará com a presença da deputada estadual do Rio Grande do Sul, Manuela D'Ávila, como uma da debatedoras.


Gabinete da deputada Janaina Riva

Telefone: (65) 3313-6800