Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 8 de novembro de 2017 12h11


SELO

Deputada cria selo de ‘Prefeitura Amiga da Mulher’ para incentivar políticas públicas

Proposta foi apresentada em plenário nesta quarta-feira

LAURA PETRAGLIA / ASSESSORIA DE GABINETE



Deputada Janaina Riva (Foto: JLSiqueira/ALMT)

Com o intuito de incentivar os municípios a implantarem práticas que valorizem o trabalho da mulher bem como a criação de políticas públicas voltadas para as mulheres, a deputada estadual Janaina Riva (PMDB) apresentou projeto de lei, nesta quarta-feira (8), que institui o “Selo Estadual Prefeitura Amiga das Mulheres”.

O projeto prevê que esse selo será concedido às prefeituras municipais que promovam e comprovem ações ou políticas públicas positivas em favor da mulher mato-grossense. Dentre as principais ações implementadas para aquisição do selo, está a ocupação por mulheres de pelo menos 50% de todos os cargos e empregos públicos na administração direta, autárquica e fundacional do município, incluídos os cargos de provimento efetivo, os cargos em comissão, bem como as funções de confiança.

Além disso, a prefeitura precisa executar políticas públicas que instituam ações positivas voltadas à redução das desigualdades de gênero no exercício de direitos, liberdades e garantias constitucionais, convencionais e legais, especialmente as voltadas à saúde da mulher, ao enfrentamento à violência contra as mulheres, à erradicação do analfabetismo e à elevação da escolaridade e da qualificação profissional da mulher.

Requerimentos - Na mesma sessão, a deputada apresentou requerimento solicitando informações ao secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, sobre paralisação das obras da MT-020.

Outro requerimento é para que a Secretaria de Planejamento preste esclarecimentos sobre a folha de pagamento e gastos com pessoal.

Janaina também requereu que o governo faça os reparos necessários na ponte sobre o Rio Apiacazinho, localizado na Rodovia MT-338, que liga os municípios de Juara a Juruena. A ponte está caindo e pode causar acidentes.

 


Gabinete da deputada Janaina Riva

Telefone: (65) 3313-6800


Associadas


Imagens