Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 29 de março de 2019 12h44


NORTÃO

Deputada incentiva criação de consórcio intermunicipal de cultura, turismo e esporte

Esta semana, a equipe da parlamentar recebeu representantes dos municípios de Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Apiacás, Alta Floresta, Nova Monte Verde e Nova Guarita para debater sobre o tema

LAURA PETRAGLIA / Gabinete da deputada Janaina Riva



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Por iniciativa da deputada estadual Janaina Riva, vice-presidente da Assembleia Legislativa, dezenas de municípios da região norte de Mato Grosso se uniram para criar um consórcio intermunicipal de cultura, turismo e esporte, para fomentar ações e buscar recursos para essas áreas.

“A ideia de unir forças nessas áreas é porque os três níveis federativos não têm dado suporte financeiro para o desenvolvimento de ações voltadas para turismo, cultura e esporte. União, estados e municípios estão com esses setores praticamente parados. Com o consórcio, além de termos uma mobilização maior, nos organizamos também nesta busca por recursos”, explica a deputada.

Esta semana, a equipe da parlamentar recebeu representantes dos municípios de Novo Mundo, Terra Nova do Norte, Peixoto de Azevedo, Apiacás, Alta Floresta, Nova Monte Verde e Nova Guarita para debater sobre o tema e dar os primeiros passos para formação desse consórcio.

Há alguns anos um grupo formado por artistas, escritores, produtores de eventos, classe política da região norte (composta por 16 municípios) vêm se mobilizando para criação do consórcio. “A ideia é que cada município possa fazer suas ações voltadas para esses segmentos sem que isso pese muito no bolso das prefeituras e que ao mesmo tempo o cidadão seja contemplado sem interferência nas ações emergenciais como saúde, infraestrura e educação. Minha equipe deu todo o suporte e instrução para que eles se tornem um consórcio e, num segundo momento, já estruturados, vão em busca da AMM e do governo estadual para concretizar ações”, finalizou.


Gabinete da deputada Janaina Riva

Telefone: (65) 3313-6800