Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 16 de fevereiro de 2021 12h24


COVID-19

Deputada quer inclusão de deficientes e líderes religiosos em lista de prioridades de vacinação

Segundo a parlamentar, a própria legislação brasileira garante aos deficientes essa prioridade

LAURA PETRAGLIA / Gabinete da deputada Janaina Riva



Foto: ANGELO VARELA / ALMT

A vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputada estadual Janaina Riva (MDB), apresentou na sessão plenária desta terça-feira (16.02), indicação à bancada federal de Mato Grosso no Congresso Nacional e ao governo do estado, para que pessoas com deficiência e líderes religiosos sejam incluídos como grupo prioritário nas listas de vacinação contra a Covid-9.

Segundo a parlamentar, a própria legislação brasileira garante aos deficientes essa prioridade como previsto no artigo 9º, inciso I, combinado com o art. 10, parágrafo único ambos da Lei n. 13.146/2015, conhecida como Lei Brasileira de Inclusão, ou Estatuto da Pessoa com Deficiência. De acordo com Janaina, este tratamento prioritário se justifica como um dos meios de se efetivar o direito à vida e à dignidade desta parcela da população.

“Art. 9º - A pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário, sobretudo com a finalidade de: I - proteção e socorro em quaisquer circunstâncias... Do Direito à Vida Art. 10 - Compete ao poder público garantir a dignidade da pessoa com deficiência ao longo de toda a vida. Parágrafo único - Em situações de risco, emergência ou estado de calamidade pública, a pessoa com deficiência será considerada vulnerável, devendo o poder público adotar medidas para sua proteção e segurança”, consta da legislação.

Com relação à inserção dos líderes religiosos na lista prioritária de vacinação, a deputada justifica como necessária uma vez que conforto religioso às famílias que perderam entes para a Covid19 ou que tem pessoas doentes, não parou durante a pandemia e continua todo vapor, razão pela qual muitos líderes religiosos morreram acometidos pela Covid-19.

“As mortes dos líderes religiosos provocaram impacto nas comunidades religiosas, que adotam estratégias diferentes para a retomada de atividades presenciais. O Ministério da Saúde não definiu orientações específicas para serviços religiosos presenciais, embora eles aconteçam hoje em diversas partes do país. Em 2020 Mato Grosso perdeu pastores, padres e líderes religiosos considerados lideres das igrejas, sendo que alguns deles tiveram participações politicas no Estado. Por isso essa inserção na lista de prioridades se faz necessária”, justifica. 

 


Gabinete da deputada Janaina Riva

Telefone: (65) 3313-6800