Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 30 de outubro de 2019 17h58


RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Embaixador de Israel visita a Assembleia Legislativa

Objetivo é estreitar os laços para futuras parcerias entre os dois países

ITIMARA FIGUEIREDO / Gabinete da deputada Janaina Riva



Foto: JARDEL DA SILVA

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputada Janaina Riva (MDB), recebeu o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Shelley, nesta quarta-feira (30), na Presidência da ALMT. Na pauta, o potencial produtivo de Mato Grosso e de Israel para futuras parcerias. O deputado Xuxu Dal Molin acompanhou o embaixador durante visita em algumas cidades mato-grossenses. Os deputados Ulysses Moraes (DC), Valmir Moretto (Republicanos), Dr. João (MDB) e Silvio Fávero (PSL) também recepcionaram o embaixador.

Essa é a primeira visita oficial de Shelley no estado. “Gosto quando estou fazendo visitas oficiais de encontrar pessoas no campo, não somente na capital, as pessoas que trabalham com suor. Gostei muito do que vi nas três cidades: Campo Novo do Parecis, Diamantino e Sorriso. São cidades que têm o perfil de Mato Grosso”, disse o embaixador, ao destacar o potencial tecnológico de Israel, que poderá reforçar as relações internacionais entre ambos. 

Para ele, é fundamental conversar com produtores, empresários, organizações, governo para falar sobre valores e negócios. Destacou o potencial de Israel nas áreas de inovação, tecnologia e segurança.

“Temos que fazer esses encontros, com empresários daqui, organizações e valores de negócios. Podemos juntos promover alianças entre os dois países, usar a nossa tecnologia e o conhecimento de vocês. O presidente Jair Bolsonaro quer abrir as portas que vêm há muitos anos fechada. Ele nos fez a primeira visita oficial. Então, quando a liderança tem o caminho bom, coisas vão acontecer. E o Brasil tem mais que futebol. É hora de explodir no mundo a força brasileira”, afirmou Shelley.   

Ao destacar a importância de acordos internacionais, a deputada Janaina mencionou o potencial econômico-produtivo de Mato Grosso, como o setor agroindustrial e as inovações tecnológicas. Ela reafirmou a oportunidade de negócios para Mato Grosso e Israel.

“É a oportunidade de fazer negócios com Mato Grosso. Ele [Shelley] nos trouxe exemplos concretos de como Israel passou a crescer, através dos incentivos fiscais, ação que mudou em 30 anos a realidade do país. Agora, fica aberta essa porta de oportunidades. Seria muito importante para avançarmos tecnologicamente usando o que eles [Israel] já têm de recursos e com interesse direto no que a gente produz, que é o que não tem lá, seja na pecuária ou agricultura. É uma via de mão dupla!”, avaliou a parlamentar. 

O deputado estadual Xuxu Dal Molin (PSC), que acompanhou a visita do embaixador a Sorriso, onde visitou a Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte (Coacen) e empresas produtoras de grãos, ressaltou a iniciativa. 

“Israel está na vanguarda do desenvolvimento tecnológico, das startups, com muita tecnologia e estão conseguindo produzir alimentos no deserto, com uso de irrigação. Em Mato Grosso, somos maior produtor e podemos muito mais, ainda temos obrigação de preservar as nossas riquezas. Então, a Assembleia não vai abrir mão de fomentar o desenvolvimento. Estamos buscando parcerias através da Aprofir e da Câmara de Comércio Israel – Brasil”, disse o deputado. A visita de Shelley foi organizada pela Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes de Mato Grosso (Aprofir).


Gabinete da deputada Janaina Riva

Telefone: (65) 3313-6800