Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018 16h35


CONSCIENTIZAÇÃO

Janaina Riva quer reforço com campanha em prol da doação de sangue

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que, no mínimo, 5% da população mundial seja doadora de sangue. No Brasil, essa porcentagem não chega a 2%

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: Marcos Lopes / Secretaria de Comunicação Social

A deputada Janaina Riva (MDB) é autora de um projeto de lei (PL 34/2018) que reforça a conscientização social sobre a importância da doação de sangue. A partir disso, a parlamentar propõe que o mês de junho seja incluído no calendário oficial do governo como "Junho Vermelho", dedicado à realização de campanha de incentivo à doação de sangue. A propositura foi lida na sessão do último dia 21 e encontra-se sob análise da Comissão de Saúde e Previdência Social da Assembleia para análise do mérito.

A campanha objetiva conscientizar a população por meio de procedimentos informativos, educativos, organizativos, palestras, audiência pública e conferências, a fim de que a sociedade possa conhecer melhor o assunto e debater iniciativas de apoio à doação de sangue.

Estimulado pelo sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa”, “Novembro Azul” e “Dezembro Laranja”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama, próstata e de pele, o Projeto de Lei 34/2018 tem por principal objetivo o incentivo a campanhas de doação.

“Além disso, regulamenta movimentos que já se manifestam sobre esse assunto, dando força a essas iniciativas, envolvendo de forma participativa a rede pública”, explicou a deputada. Poderá o Poder Executivo firmar parcerias com a iniciativa pública ou privada, pessoas físicas ou jurídicas, entidades religiosas e universidades, para a realização e organização do “Junho Vermelho”.

Na avaliação de Janaina, o mês de junho foi escolhido como precursor para o Projeto de Lei “Junho Vermelho” não por acaso, mas com a chegada do inverno o número de doações diminui significativamente. “Por conta da baixa temperatura, durante esse período, o aumento das infecções respiratórias e outras enfermidades fazem com que as doações diminuam em média 30%”, afirmou ela.

Vale lembrar que o movimento “Junho Vermelho” já é assunto de algumas campanhas nacionais. O dia 14 de junho é considerado o Dia Mundial do Doador de Sangue. A conscientização da população brasileira é de vital importância à ação. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam  que, no mínimo, 5% da população mundial seja doadora de sangue. No Brasil, essa porcentagem não chega a 2%. Em 2014, foram coletadas cerca de 3,6 milhões de bolsas de sangue, quantidade responsável por 3.127.957 transfusões ambulatoriais e hospitalares.

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com