Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 30 de agosto de 2017 09h49


TRAMITAÇÃO

Projeto de lei que cria o “Programa Parques Saúde” foi aprovado em primeira votação

O objetivo da propositura é desenvolver ações de esportes e lazer, culturais, artísticas, educacionais, além de campanhas e palestras sobre meio ambiente, saúde e atividades físicas

ROSANGELA MILLES / ASSESSORIA DE GABINETE



Dep. Saturnino Masson (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

Projeto de Lei nº 88/2017, de autoria do deputado Saturnino Masson (PSDB), foi aprovado pelos parlamentares em primeira votação. O PL prevê a criação do “Programa Parques Saúde” nos municípios de Mato Grosso, com o objetivo de desenvolver ações de esportes e lazer, culturais, artísticas (teatro, música), educacionais (campanhas e palestras sobre meio ambiente, saúde e atividades físicas).

De acordo com a propositura, os parques urbanos públicos são áreas verdes que podem trazer qualidade de vida para a população, pois proporcionam contato com a natureza. Suas estruturas de qualidade, quando adequadas e atrativas, são determinantes para a realização de atividades físicas e de lazer.

Estas atividades resultam em inúmeros benefícios psicológicos, sociais e físicos à saúde das pessoas, como a redução do sedentarismo e a amenização do estresse do cotidiano urbano. Assim, um planejamento correto e a conservação de parques urbanos públicos se revelam como significativa estratégia para uma política efetiva do projeto urbano e da saúde pública.

“Sabemos que a beleza da paisagem e a proximidade de um parque ao local de moradia dos usuários são os principais fatores que incentivam uma utilização frequente para atividade física e de lazer. Segundo alguns especialistas, o contato com a natureza afasta o estresse, revigora as energias e melhora a qualidade de vida das pessoas”, defende Saturnino.


Gabinete do deputado Saturnino Masson

Telefone: (65) 3313-6713


Associadas


Imagens