Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 2 de dezembro de 2019 17h48


FISCALIZAÇÃO

AL cobra do governo do estado dados de valores gastos com o VLT

Informações deverão ser fornecidas ao Legislativo no prazo de 30 dias

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: Ronaldo Mazza

A Assembleia Legislativa aprovou, na sessão ordinária do dia 26 de novembro, o requerimento nº 775/2019, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que cobra do governo do estado informações a respeito dos valores referentes ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).

No prazo de 30 dias, a Secretaria de Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) deverão informar qual o valor total dos financiamentos contratados pelo governo de Mato Grosso junto à Caixa Econômica Federal e ao BNDES para a construção do VLT.

Também deverá ser detalhada qual a carência estabelecida em contrato à época, para o início dos pagamentos dos empréstimos junto à Caixa Econômica Federal e ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e qual o valor já foi pago pelo governo de Mato Grosso à Caixa Econômica Federal e ao BNDES desde o primeiro pagamento até a data de hoje, discriminando valor e data da quitação do pagamento.

Outra informação a ser fornecida é o valor do repasse financeiro já efetuado pelo governo do estado às empreiteiras que compõem o Consórcio VLT.

O deputado Wilson Santos explica que as informações que serão fornecidas são relevantes para ser avaliada a viabilidade de conclusão do VLT.

“O que desejamos é auxiliar o governo do estado na retomada desta obra tão importante à população. A partir destes dados, podemos discutir com segmentos da sociedade”, disse.

Em outra iniciativa do parlamentar, foi aprovado no dia 13 de novembro pela Assembleia Legislativa um requerimento que autoriza a instalação de um grupo de trabalho para acompanhar, sugerir, fiscalizar e analisar os estudos do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que serão feitos pelo governo federal, via Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos.

Oficialmente, o governo do estado diz que somente no primeiro semestre de 2020 deverá ser anunciada qual a posição a respeito das obras do VLT, paralisadas desde setembro de 2014, embora já tenha consumido dos cofres públicos quantia superior a R$ 1 bilhão.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420