Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 15 de agosto de 2019 07h07


EXECUTIVO

ALMT cobra do TCE dados de despesas com funcionalismo pelo Poder Executivo

Requerimento cobra detalhes das recomendações da Corte de Contas ao governador do estado

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: RONALDO MAZZA / ALMT

A Assembleia Legislativa aprovou, em sessão ordinária de terça-feira (13), requerimento de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) que solicita ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) informações a respeito do cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) pelo governador Mauro Mendes Ferreira (DEM). Em julho deste ano, o TCE recomendou ao Executivo redução de despesas, uma vez que a LRF estipula teto de gastos com pessoal no máximo de 49% enquanto o volume real de despesas atinge 57,13%.

No requerimento aprovado pelo Legislativo e direcionado ao presidente do TCE, conselheiro Domingos Campos Neto, deverá ser fornecido, no prazo de 30 dias, respostas aos seguintes questionamentos: qual é o limite permitido para o gasto com pessoal, previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF)? Hoje, qual é o patamar atingido pela Lei de Responsabilidade Fiscal? Qual a remuneração média anual dos servidores estaduais do Poder Executivo? Qual a Receita Corrente Líquida do Estado no corrente ano?

Os últimos itens são: quais as medidas corretivas adotadas para reestabelecer os limites legais da despesa total com pessoal? Encaminhar a este parlamentar o demonstrativo da despesa mensal com a folha de pagamento de pessoal ativo, inativo, comissionado e contratado de janeiro a abril de 2019.

Na justificativa, o parlamentar ressalta que o elevado índice da arrecadação do estado com folha salarial compromete investimentos em setores essenciais como educação, saúde, segurança pública, infraestrutura e assistência social.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420