Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 15 de maio de 2019 17h45


HOMENAGEM

ALMT dedica moção de aplausos ao arcebispo Dom Bonifácio Piccinini

Com forte atuação no catolicismo dedicado aos mais pobres, religioso completou 90 anos no dia 13 de maio

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

A pedido do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), na sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira (15) a Assembleia Legislativa dedicou uma moção de aplausos ao arcebispo emérito Dom Bonifácio Piccinini pelos 90 anos de idade completados na segunda-feira (13).

“Rogamos a Deus que continue sempre abençoando nosso querido arcebispo emérito Dom Bonifácio Piccinini, que comemora seus 90 anos com muita saúde, alegria, disposição e presença de Deus”, declarou o parlamentar.

A homenagem foi justificada pelo trabalho realizado em Mato Grosso destinado principalmente às classes mais pobres.

O arcebispo começou seu estudo teológico em São Paulo e terminou em Turim (Itália), onde se tornou padre em 11 de fevereiro de 1960. Dois anos depois, pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, concluiu doutorado em Filosofia.

Em 31 de agosto de 1975, foi sagrado bispo coadjutor de Cuiabá e, com o falecimento de Dom Orlando Chaves, em 1981 assumiu, em caráter definitivo, o governo da Arquidiocese Paróquia Coração Imaculado de Maria.

Com mais de 30 anos de atuação em Cuiabá, o arcebispo Dom Bonifácio Piccinini completou 75 anos em 2004 e, em seguida, apresentou sua carta de renúncia ao papa, tornando-se arcebispo emérito Dom Bonifácio.  O lema do seu episcopado é bonum facere parvulis, que traduzido do latim significa "fazer bem aos pequeninos". Por isso, sempre se dedicou em visitar comunidades periféricas de Cuiabá e de municípios do interior, bem como comunidades rurais para realizar missas e crismas. 

"A homenagem é justa pela sua vida episcopal. É comum notar em todas suas ações seu heróismo, sacríficio e imolação pelo povo mais pobre de Mato Grosso", concluiu o deputado Wilson Santos.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420