Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de julho de 2018 17h26


HOMEM DAS DIRETAS JÁ!

Assembleia Legislativa sedia exposição sobre momentos políticos de Dante de Oliveira

A mostra, que fica logo no saguão de entrada da Casa de Leis, faz uma homenagem ao reunir dezenas de imagens de Dante durante o período em que foi deputado federal, ministro e governador de MT

ABDALLA AZO ZAROUR / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: Karen Malagoli

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso abriu na manhã desta quinta-feira (5), a 1ª exposição de fotos e objetos do ex-governador de Mato Grosso, Dante Martins de Oliveira, e segue até o dia 12 de julho, próxima quinta-feira.

A abertura foi feita pelo deputado estadual Wilson Santos (PSDB), idealizador do evento, e que também concede a comenda Dante de Oliveira na noite dessa quinta-feira, no Plenário das Deliberações Renê Barbour, a 12 personalidades públicas.

A mostra, que fica no saguão de entrada da Casa de Leis, faz uma homenagem ao reunir dezenas de imagens de Dante de Oliveira durante o período em que foi deputado federal e apresentou a emenda das “Diretas Já”, ministro e governador de Mato Grosso. A exposição fotográfica retrata momentos importantes do tucano no cenário da política nacional.

O deputado Wilson Santos enalteceu os trabalhos realizados por Dante em Mato Grosso e no país.

“Um estadista. Um homem que sempre esteve à frente do seu tempo. Infelizmente, morreu precocemente aos 54 anos. Um líder nato que faz falta em nossa política”, relatou.

Dante de Oliveira era graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ingressou na vida política se filiando ao MDB. Quando voltou a Mato Grosso, disputou sua primeira eleição a vereador por Cuiabá em 1976. Dante, no entanto, foi eleito dois anos mais tarde, a deputado estadual. Em 1982, já no PMDB, foi deputado federal, apresentando no ano seguinte as emendas Diretas Já.

Pelo PDT, Dante foi prefeito de Cuiabá por duas oportunidades (1986-1989/1993-1994). O último partido de Dante foi o PSDB, quando governou Mato Grosso por quase dois mandatos (1995-2002). Dante faleceu em 2006, vítima de pneumonia, agravado pelo diabetes.

Dante Martins de Oliveira, nascido em 1952, em Cuiabá, filho do advogado e ex-deputado estadual Sebastião de Oliveira, o doutor Paraná, que nasceu em Santo Antônio de Leverger, e da poconeana Maria Benedita Martins de Oliveira, ficou nacionalmente conhecido por apresentar a Emenda Constitucional, em 1983, propondo o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República.

Dante de Oliveira foi governador de Mato Grosso por dois mandatos, de 1995 a 2002. Em 6 de julho de 2006 morreu em um hospital particular de Cuiabá, aos 54 anos.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420