Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 15 de maio de 2018 17h19


QUALIFICAÇÃO

Cefapros recebem apoio do deputado Wilson Santos

Aproximadamente 50 gestores se reúnem em Cuiabá para discutir a formação continuada (cursos para professores) e a organização dos centros

Fernanda Escouto / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: MARCOS LOPES / ALMT

Começou nesta terça-feira (15) o encontro dos 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros). Aproximadamente 50 gestores se reúnem em Cuiabá para discutir a formação continuada (cursos para professores) e a organização dos centros. O evento vai até a próxima quinta-feira (17). 

Um dos grandes apoiadores da causa é o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que em abril deste ano fez uma indicação ao governador Pedro Taques para a regulamentação das funções e da gestão no âmbito dos Cefapros e também a criação dos seus conselhos deliberativos.

Segundo o parlamentar, o Cefapro tem dificuldade para o desenvolvimento da carreira do magistério à frente, uma vez que não estão criadas as funções e a gestão do referido centro na Lei de Carreira do Magistério Público Estadual (LC 50/1998), criando assim, uma série de percalços e prejuízos aos profissionais para ali designados.

“Buscamos dar segurança profissional e jurídica aos muitos profissionais que atuam no Cefapro, no sentido de promover a política de Formação Continuada do Estado e o consequente fortalecimento desse trabalho tão importante realizado por esses 15 centros em seus polos de atendimento”, afirma Santos.

Durante a reunião desta terça, o secretário-adjunto de Política Educacional, Edinaldo Gomes de Sousa, citou que os Cefapros têm importância fundamental para a qualidade da educação básica de Mato Grosso, pois trabalha diretamente com as principais dificuldades nas unidades educacionais.

“Os centros trabalham com metodologia de alfabetização, metodologia aplicada na matemática e em todas as disciplinas. Nós damos formação específica por disciplina, área de conhecimento, para que possamos oferecer suporte aos professores e, como consequência, otimizar seu desempenho docente”, pontua.

Além do polo de Cuiabá, participam gestores dos polos de Alta Floresta, Barra do Garças, Cáceres, Confresa, Diamantino, Juara, Juína, Matupá, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, São Félix do Araguaia, Sinop e Tangará da Serra. 


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420