Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 23 de maio de 2019 07h22


SIMPÓSIO

Começa hoje IV Simpósio sobre Dislexia

“Um Desafio para a Educação - Desafio, Neurociência, Educação e Qualificação” é o tema do encontro que acontecerá no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros nesta quinta e sexta-feira.

JOELMA PONTES e RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Silvio Fávero



Foto: JLSiqueira / Secretaria de Comunicação Social

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso será palco para a discussão a respeito da dislexia, nesta quinta (23) e sexta-feira (24). O evento terá início às 17h30 e contará com a participação de especialistas sobre o assunto de vários estados brasileiros. A coordenação do IV Simpósio sobre Dislexia é dos deputados estaduais Wilson Santos (PSDB) e Silvio Fávero (PSL), em parceria com representantes do grupo Dislexia MT e Associação para Defesa dos Direitos dos Disléxicos.

Com militância na educação e professor por décadas em instituições de ensino, o deputado Wilson Santos afirma que o debate a respeito da dislexia é necessário para garantir a inserção social de crianças, adolescentes e até adultos que apresentam sintomas da doença.

"A exemplo do autismo, que também patrocinei a discussão, o conhecimento a respeito dos disléxicos é necessário para evitar qualquer discriminação. Uma sociedade mais humana exige conhecimento para pôr fim às discriminações", afirma.

Fávero, que tem seu trabalho voltado às causas sociais, afirma apoiar o simpósio com muito orgulho e se coloca à disposição na construção de políticas públicas voltadas à dislexia, assunto ainda desconhecido por milhares de brasileiros. “Ser sensível a esse debate é um ato digno. Sou conhecedor da importância desse debate voltado às pessoas, em especial às crianças, que possuem transtornos de aprendizagem. Elas são capazes de ter uma vida cotidiana normal, afinal de contas, dislexia não é doença”, ressaltou Fávero. 

Com o tema central “O Cérebro e a Dislexia”, o primeiro dia vai contar com a palestra “Neurologia Infantil”, conduzida pela médica Newra Rotta, que se dedica aos estudos de saúde materno-infantil, atuando principalmente nos temas de Transtorno do Aprendizado, Exame Neurológico Evolutivo e Criança.

Newra Rotta é autora dos livros Transtornos da Aprendizagem, Rotinas em Neuropediatria, Neurologia e Aprendizagem – Abordagem Multidisciplinar e, mais recentemente, Plasticidade Cerebral e Abordagem.

 A presidente da Associação Brasileira de Dislexia, Maria Angela Nogueira Nico, também autora do livro Facilitando a Alfabetização, vai compor a mesa-redonda juntamente com o promotor de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso, Miguel Slhessarenko.

 No dia 24 de maio, o tema central será “Estilos de Aprendizagem” e “Dislexia na Vida Adulta”. Haverá o depoimento do publicitário e fundador do DislexClub, Felipe Ponce, “o Pippo”, para abordar o tema “Uma História de Sucesso”.

 Também marcam presença os conferencistas Lucas Emanuel Ramos Pereira, fonoaudiólogo e mestre em Educação pela Universidade de Ouro Preto e com a psicóloga Inez Ocanaã de Luca, mestre em Psicologia, pós-graduada em Aprendizagem e membro da equipe multidisciplinar da Associação Brasileira de Dislexia (ABD) e do Centro Especializado em Distúrbios de Aprendizagem.

 Os últimos 20 minutos do evento, compreendidos no período das 21h40 às 22h, serão dedicados aos questionamentos da plateia. O evento termina às 22h, com moção de aplausos e encerramento.

 O evento tem o apoio da concessionária Energisa, Unimed Cuiabá, Laboratório Carlos Chagas, cooperativa de crédito Sicoob e Faculdade Invest de Ciência e Tecnologia.

 Oficinas – O IV Simpósio sobre Dislexia em Mato Grosso vai contar em 2019 com a novidade de oficinas práticas. Trata-se de cursos de curta duração com a entrega de certificados comprovando a carga horária.

 Nos dias 23 e 24 de maio, das 9h às 12h, haverá as oficinas com os temas “Sinais, indicativos, escolares e emocionais para Dislexia, Discalculia e Disgrafia e “Estratégia para alunos com problemas de  aprendizagem”.

 No período das 15h às 18h serão disponibilizadas as oficinas “Psicomotricidade e Dislexia” e “Intervenção Pedagógica na leitura e escrita por meio de atividades práticas e jogo de regras”.

 Os oficineiros serão os doutores e mestres Rauni Alves, Priscila Biaggi Alves de Alencar, Mariana Coelho Carvalho Fernandes e Maria Aparecida Lacerda Novak.


Gabinete do deputado Silvio Fávero