Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 23 de novembro de 2022 18h00


SESSÃO

Deputados repudiam ameaças feitas contra jornalista da ALMT

Parlamentares usaram a tribuna durante sessão desta quarta (23) e manifestaram apoio à servidora

RENATA NEVES / Secretaria de Comunicação Social



Na tribuna, o deputado Lúdio Cabral repudiou os ataques e pediu que os responsáveis sejam identificados e punidos

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

Durante a sessão plenária desta quarta-feira (23), os deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Lúdio Cabral (PT) repudiaram as ameaças feitas contra a jornalista e servidora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) Deisy Boroviec.

A jornalista foi ameaçada de morte pelo Facebook por um usuário identificado como Rodrigo Valdivia, apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), e registrou um boletim de ocorrência.

 “A tua batata está assando, mocreia petista. O meu grupo aí em Cuiabá já sabe onde você trabalha e o teu horário. Toma cuidado que acidentes e roubos acontecem toda hora onde você mora. Sempre olhe para os dois lados da rua! Quer continuar difamando o presidente Bolsonaro, vaza então para Bahia, ou Ceará, que é lugar de vagabundos, socialistas metidos a intelectual como você”, escreveu o internauta.

De acordo com Deisy, é desesperador ser ameaçada por exercer o direito de simplesmente manifestar opiniões. “Essas pessoas são criminosas e agem com o objetivo de intimidar, criar pânico. Apesar do medo, senti que o melhor a fazer era expor a situação e buscar as autoridades competentes”, explicou a jornalista. 

Na tribuna, o deputado Lúdio Cabral repudiou os ataques e pediu que os responsáveis sejam identificados e punidos. “Faço aqui, publicamente, um pedido para que a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa encaminhe às autoridades da segurança pública para identificar autores dessa ameaça para que eles sejam presos e punidos exemplarmente, assim como os demais covardes extremistas de direita que estão praticando atos de terrorismo em Mato Grosso”, declarou o parlamentar, que deu continuidade à fala criticando os bloqueios feitos em rodovias do estado por manifestantes contrários aos resultados das eleições.

Em entrevista à imprensa concedida após o término da sessão, o deputado Wilson Santos também manifestou total apoio à profissional. “O pronunciamento feito pelo deputado Lúdio Cabral na tribuna foi muito importante. Eu também me coloco à disposição para ir ao secretário de Segurança Pública e onde quer que seja. Esse tipo de ameaça não representa a democracia. Tem muita gente exagerando. Não é possível mais tolerar irresponsáveis criminosos queimando ambulância, queimando caminhão dos outros, colocando vidas em risco. Isso é inadmissível, isso é insuportável. E as autoridades precisam, em nome da democracia, coibir toda essa forma de abuso, de ameaça que muitas vezes estão se materializando”, afirmou.

A jornalista Deisy Boroviec agradeceu todo o apoio recebido desde que as ameaças passaram a repercutir. Ela acredita na identificação e punição dos envolvidos. “Esses manifestantes estão cada vez mais raivosos. Não podemos tolerar que isso continue e que até mesmo autoridades sigam incentivando atos antidemocráticos”, disse Deisy. 

Formada desde 1996, a profissional estudou em Ribeirão Preto (SP) e voltou para Mato Grosso em 1998. Desde então, atua na área de comunicação, em especial no telejornalismo, tendo passado pela TV Centro América e por órgãos públicos como o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), Tribunal de Justiça (TJ-MT) e Governo do Estado. Aprovada no concurso público de 2013, Deisy Boroviec é servidora na ALMT desde 2014. 

Apoio - Está sendo organizada, em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), uma campanha de coleta de assinaturas em apoio à Deisy. Os interessados podem acessar a página e fazer o registro por meio do preenchimento do formulário. 

 


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com