Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 23 de dezembro de 2019 14h28


BALANÇO

Educação inclusiva e temas sociais marcam mandato de Wilson Santos

Deputado tem atuação em defesa de autistas, dislexos e patrocina debates em defesa de ações sociais

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Durante o ano de 2019, o deputado estadual Wilson Santos (PSDB) assinou o total de 1247 proposições na Assembleia Legislativa. Deste total, são 240 projetos de lei, o que corresponde a 22% do que foi apresentado no Legislativo em 2019. Dessas matérias, 16 leis somente este ano já foram aprovadas e sancionadas pelo Executivo.

Ainda foram apresentados 119 requerimentos, que em sua maior parte auxiliam com pedidos de informações aos órgãos do Executivo, para fiscalizar ações relacionadas ao uso do dinheiro público.

Neste rol, ainda estão 110 moções de aplauso, 92 indicações, 29 projetos de resolução, 14 moção de pesar, 6 projetos de lei complementar, 1 moção de congratulação e uma proposta de emenda constitucional.

Uma das bandeiras que o deputado Wilson Santos converteu em ações trata da educação inclusiva, abordando temas relacionados ao autismo e dislexia. Ambos foram realizados no primeiro semestre deste ano e lotou o Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, em discussões das quais se incluíram profissionais da educação, médicos especialistas e famílias que convivem diariamente com crianças e adolescentes portadoras dos sintomas.

O parlamentar ainda foi um dos responsáveis pela realização do 1º Simpósio Estadual de Saúde da Pessoa Surda no mês de setembro.

Patrocinar discussões em defesa da ampliação dos direitos das mulheres também foi uma iniciativa do mandato em 2019. Criada em maio, a Câmara Setorial Temática da Mulher agrega mulheres de movimentos sociais e do Poder Judiciário para discutir leis e políticas públicas de aperfeiçoamento aos direitos das mulheres.

O deputado Wilson Santos ainda foi o responsável pela implantação da Câmara Setorial Temática destinada a discutir politicas públicas para a inclusão efetiva das pessoas com deficiência (PcD).

O parlamentar também patrocinou debates a respeito de temas da coletividade, como realizar audiências públicas a respeito do transporte intermunicipal e da retomada das obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Também expandiu debates nos municípios do Vale do Rio Cuiabá a respeito do projeto Cota Zero. De autoria do governo do estado, a proposta proíbe a pesca de peixe pelo período de cinco anos.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420