Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 13 de dezembro de 2017 11h49


INCLUSÃO

Lei que beneficia pessoas com dislexia é sancionada

De autoria do deputado licenciado Wilson Santos (PSDB), lei garante atendimento especial em concursos públicos e vestibulares

Fernanda Escouto / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: Karen Malagoli / Secretaria de Comunicação Social

Nesta terça-feira (12), o governo do estado sancionou a lei que institui o atendimento especializado nos concursos públicos e vestibulares realizados em Mato Grosso às pessoas com dislexia. A autoria é do deputado licenciado Wilson Santos (PSDB), que apresentou o Projeto de Lei nº 185/2017, aprovado em plenário na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. 

“É uma luta de vários anos. Já demos passos importantes e há novos passos para que a gente construa um estado sofisticado que tenha olhos para todos”, disse o parlamentar.

Ainda conforme o deputado, é preciso construir mais políticas públicas que envolvam esses estudantes e para isso é necessário mais sensibilidade por parte dos governantes.

“Essa é a segunda lei que o governo sanciona e, no início do ano que vem, terá uma terceira lei, que é a que estabelece a política estadual para os portadores de distúrbios de aprendizagem”, ressaltou.

Segundo o secretário estadual adjunto de Políticas Educacionais, Edinaldo Gomes, a lei é muito importante, por se tratar de inclusão social.

“Através da sensibilidade do deputado Wilson Santos, uma parte dessa lei dá visibilidade para mais de 300 mil pessoas em Mato Grosso que estavam invisíveis. O Wilson sabe cuidar dessas questões sociais, educacionais e não poderia ser diferente. Ele tem uma sensibilidade como professor e deputado”, afirmou o secretário.

Representando o Núcleo de Apoio à Dislexia na Comissão, Gabrielle Andrade também ressaltou a importância dessa lei e afirmou ser um grande avanço para Mato Grosso.

“Essa lei foi sancionada hoje e traz oportunidade para que as pessoas disléxicas consigam ter os direitos de concorrer a um concurso público, com toda dignidade e de forma equânime com todos os outros”, disse.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420