Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 27 de novembro de 2019 14h34


INVESTIGAÇÃO POLICIAL

MT poderá ter delegacia para apurar crimes raciais e delitos de intolerância

Projeto de lei do deputado Wilson Santos cria nova especialidade na Polícia Civil

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Mato Grosso poderá ganhar, na estrutura da Polícia Judiciária Civil, uma delegacia especializada na apuração de crimes raciais e delitos de intolerância. Esse é o teor de um projeto de lei (PL 1222/2019) de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB) protocolado na terça-feira (26) na Assembleia Legislativa. Após ser submetido à votação nas comissões, segue para análise do Plenário para aprovação. 

De acordo com a propositura, a responsabilidade da Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância é de registrar, investigar, abrir inquérito e outros procedimentos necessários nos casos que envolvam violência ou discriminação contra as pessoas.

A Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância ainda deverá disponibilizar uma linha telefônica gratuita (0800) com o objetivo de receber denúncias e informações a respeito de discriminação ou desrespeito à cidadania ou qualquer outro tipo de agressão.

O parlamentar ressalta que a criação da delegacia especializada é necessária diante do aumento de crimes e violência constatada nos últimos anos em decorrência dos registros de racismo, injúria racial e outras modalidades de violência relacionadas a raça.

“Torna-se indispensável a criação de uma delegacia especializada nestes casos, tendo em vista o aumento deste tipo de crime e a violência periódica constatada nos últimos anos. Para que injúrias e violências do tipo sejam menos constantes na nossa sociedade, precisamos de uma linha de investigação especializada e com foco direcionado para estes delitos, muitos casos graves envolvendo inclusive homicídios são esquecidos pelos setores de investigação das delegacias do nosso estado”, diz um dos trechos.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420