Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 29 de novembro de 2019 12h14


ESPORTE

Projeto cria programa de incentivo ao futebol feminino

Lei propõe parceria com agente público e privado para estimular inserção das mulheres na prática esportiva

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: Ronaldo Mazza

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) é o autor do Projeto de Lei nº 1221/2019,  que institui em Mato Grosso o programa de incentivo à prática de futebol feminino.

Na propositura da lei, o termo futebol abrange as diversas modalidades desta prática esportiva, o que envolve futebol de campo, salão (futsal), futebol society e futebol de areia.

O programa de incentivo à prática de futebol feminino estimula a realização de torneios, campeonatos e eventos, bem como a destinação de espaços voltados à prática de futebol feminino.

Esses incentivos deverão ser desenvolvidos nas escolas da rede estadual de ensino bem como nos equipamentos esportivos e parques ambientais administrados pelo poder público.

Caberá ao Poder Executivo, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, adotar as medidas necessárias para regulamentação da lei, o que permite a celebração de convênios com agentes públicos e particulares.

O deputado Wilson Santos argumenta que o projeto de lei tem a finalidade de contribuir com a superação de dificuldades de inserção das mulheres no futebol feminino.

“As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço em lugares inimagináveis em tempos pretéritos, mas no futebol o cenário é completamente diferente, sobretudo em nosso país. Embora o futebol feminino apresente um imenso potencial, a falta de incentivo a sua prática tem representado um entrave para o desenvolvimento do esporte, que tem como principais demandas: melhores condições para treinamentos, campeonatos e de carreira, além do enfrentamento ao preconceito e a pouca estrutura da modalidade”, diz um dos trechos.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420