Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 13 de agosto de 2018 07h01


SEGURANÇA

Projeto de lei visa reduzir acidentes e mortes de crianças esquecidas no interior de veículos

Proposta prevê a instalação de equipamento capaz de captar a presença de crianças e animais domésticos esquecidos no interior dos carros

ABDALLA AZO ZAROUR / Gabinete do deputado Wilson Santos



A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na última terça-feira (7), o Projeto de Lei (PL) 20/2016, de autoria do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que torna obrigatório para os veículos novos, vendidos pelas concessionárias de Mato Grosso, um equipamento com dispositivo capaz de detectar a presença de crianças e animais domésticos esquecidos no interior dos carros quando o condutor se ausentar.

Segundo o deputado, o projeto de lei visa diminuir o número de crianças esquecidas no interior dos veículos, que vem crescendo nos últimos anos. “A vida estressante dos grandes centros urbanos e a correria do dia a dia contribui para essa estatística”, apontou Santos. De acordo com a proposta apresentada, os dispositivos, com sensor sonoro, deverão ser disponibilizados em veículos com quatro rodas.

O parlamentar citou algumas tragédias que consternaram a sociedade mato-grossense. Como casos que ocorreram em 2013, no interior do estado, e outro, em 2016, na capital.

As tragédias provocaram comoção muito forte em Mato Grosso. “O projeto de lei é uma alternativa para evitar possíveis tragédias e diminuir o número de acidentes como esses registrados no estado”, frisou o deputado.

Após a aprovação, em primeira votação, o projeto de lei segue para a Comissão de Constituição e Justiça e Redação (CCJR) para parecer e é encaminhado novamente ao plenário para ser apreciado em segunda votação. Sendo aprovado, segue para sanção do governador de Mato Grosso.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420