Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 29 de abril de 2022 11h58


INFRAESTRUTURA

Bairro de Cuiabá ganha a primeira escadaria de Mato Grosso decorada com mosaico

A obra no bairro São João Del Rey foi construída em regime de mutirão com apoio do deputado Wilson Santos.

ROBSON FRAGA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: ROBSON FRAGA / ASSESSORIA DE GABINETE

Moradores do bairro São João Del Rey, em Cuiabá, ganharam uma escadaria ligando a Avenida Carlos Addor de Souza à Rua 15. O empreendimento decorado em mosaico com motivos regionais será inaugurado nesta sexta-feira (29), às 19h, e já é chamado pela comunidade ‘de ponto turístico da capital’.
A escadaria resgata um sonho dos moradores que começou a sair do papel em outubro de 2020, quando um antigo projeto foi remodelado pela equipe do deputado estadual Wilson Santos (PSD) para ser executado em regime de mutirão. A obra representa um avanço urbanístico importante e passou a ser o principal acesso dos moradores à Escola Municipal Maria Elazir de Figueiredo. Antes, era necessário 'escalar o barranco', ou rodeá-lo para acesso à unidade escolar.  
“Muitas crianças caiam ao tentar subir ou descer o barranco. Esta escada é um grande ganho para toda nossa comunidade”, disse a moradora Irene Silva Pessoa que também trabalhou nas obras.
“Era muito perigoso, o terreno estava desbarrancando e colocando em risco a vida dos moradores, principalmente nas chuvas. Ganhamos o apoio do deputado Wilson Santos que propôs o mutirão e começamos a obra. Hoje, temos esta linda escadaria que vai beneficiar nossa comunidade. Somos muito gratos a todos que participaram”, disse o morador José Ricardo da Costa Campos.
Decoração - A escadaria foi decorada por um mosaico com motivos regionais criado pelos próprios moradores. Todos foram capacitados pela artista plástica Moema Figueiredo, entre 15 de março e 4 abril. Uma ideia do deputado Wilson Santos que queria dar à escadaria a cara da Cuiabá.
"Nada mais justo que esta escadaria ganhasse uma decoração à altura de sua importância urbanística e social . Conversando com minha equipe e com a Associação de Moradores, que foi a grande parceira deste projeto, decidimos convidar uma artista plástica para capacitar os moradores e colocar esta ideia em prática. O resultado ficou lindo", explicou o deputado.  
Lélia Cardoso de Almeida Monteiro, uma das fundadoras do bairro e aluna do curso, gostou tanto da atividade que já pretende estudar mais e seguir carreira na área.
“Me apaixonei por este curso. Quero agradecer a todos que nos proporcionaram esta obra e este ensinamento. Estou muito satisfeita em ver a escada pronta e em ter aprendido uma nova profissão. Quero seguir carreira nesta área. Estou muito feliz. Agradeço a professora Moema, ao presidente do bairro Silvano Cruz e, principalmente, ao deputado Wilson Santos por toda a parceria e empenho para que este projeto saísse do papel”.
“Esta escadaria representa a força da união entre agentes comunitários, moradores e representantes do poder público. Uma obra que vai facilitar a vida de todos, principalmente de crianças e idosos que terão o acesso facilitado. Este trabalho em mutirão é uma das marcas do nosso mandato que sempre esteve e continuará  a serviço do povo”, completou o deputado Wilson Santos.
 


 


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420