Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 9 de setembro de 2020 12h50


COMPORTAMENTO E SAÚDE

Simpósio da Dislexia será realizado nos dias 5 e 6 de outubro

Evento será totalmente on-line por causa da pandemia do coronavírus

RAFAEL COSTA ROCHA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

A Assembleia Legislativa realiza, nos dias 5 e 6 de outubro, o V Simpósio sobre Dislexia de Mato Grosso. O evento acontece em conjunto com a Associação Mato-Grossense de Dislexia. Trata-se de uma iniciativa do deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que tem apresentado projetos de lei e propostas de políticas públicas em defesa dos disléxicos e outros temas de educação inclusiva, encontrando apoio no governo do estado.

Por causa da pandemia do coronavírus (Covid-19) e as necessidades de distanciamento social para prevenir a disseminação, o evento será totalmente on-line, sendo transmitido pela TV Assembleia Legislativa (30.1) e pela página do Facebook (https://www.facebook.com/facealmt).

A abertura do evento está programada para o dia 5 de outubro a partir das 18h30. Em um primeiro momento, serão exibidos vídeos a respeito do histórico do Simpósio de Dislexia.

Em seguida, será dada a palavra às autoridades. Está confirmada a participação do idealizador, deputado estadual Wilson Santos, governador Mauro Mendes (DEM), a secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, o promotor Miguel Slhessarenko Júnior e representantes da Associação Brasileira de Dislexia. Haverá ainda uma palestra, a partir das 19h40, com o neuropediatra infantil Dr. Clay Brites.

No segundo dia de evento, serão oferecidos minicursos no período das 8h às 9h. O evento retoma no período das 19h às 19h30 com duas palestras. A primeira será a respeito de dislexia, com Juliana Amorina, do Instituto ABCD. A segunda está programada com o professor universitário Dr. Rauni Roama Alves, com o tema “Sinais de alertas comportamentais e emocionais da dislexia no cotidiano do ensino remoto”. 

Sobre a dislexia e suas características

A dislexia se origina da dificuldade no desenvolvimento cognitivo e no aprendizado das crianças relacionadas à leitura e à escrita. Consiste na perturbação na aprendizagem da leitura pela dificuldade no reconhecimento da correspondência entre os símbolos gráficos e os fonemas, bem como na transformação de signos escritos em signos verbais. Por isso, o público-alvo para participar do simpósio são profissionais da educação e saúde.

A dislexia do desenvolvimento é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração. Essas dificuldades normalmente resultam de um déficit no componente fonológico da linguagem e são inesperadas em relação à idade e outras habilidades cognitivas. (Definição adotada pela IDA – International Dyslexia Association, em 2002. Essa também é a definição usada pelo National Institute of Child Health and Human Development – NICHD).

Possíveis características de dislexia

Alguns sinais na pré-escola

Dispersão;

Fraco desenvolvimento da atenção;

Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem;

Dificuldade de aprender rimas e canções;

Fraco desenvolvimento da coordenação motora;

Dificuldade com quebra-cabeças;

Falta de interesse por livros impressos.

Alguns sinais na idade escolar:

Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;

Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);

Desatenção e dispersão;

Dificuldade em copiar de livros e da lousa;

Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);

Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;

Confusão para nomear entre esquerda e direita;

Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc;

Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420