Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 5 de julho de 2018 07h00


HONRARIA

Wilson Santos entrega comenda Dante de Oliveira a 12 personalidades nesta quinta-feira

A condecoração irá homenagear pessoas que se destacaram por ações na área de direitos humanos, democracia e cidadania mato-grossense

ABDALLA AZO ZAROUR / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) entrega, nesta quinta-feira (5), no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour, às 19h, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a comenda Dante de Oliveira. A condecoração é concedida a pessoas que se destacaram por ações na área de direitos humanos, democracia e cidadania mato-grossense.

O projeto de resolução, de autoria do próprio deputado Wilson Santos, foi publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 14 de janeiro de 2016. A comenda Dante de Oliveira constitui distinção honorífica, sem estruturação em graus, integrada por medalha e diploma, a ser concedida por iniciativa de parlamentar estadual.

Será entregue às seguintes personalidades:

Benedito Santana da Silva Freire (in memorian)

Carlos Gomes Bezerra

Gilnei Amorim Viana

Domingos Leonelli

José Arimatéia Fernandes da Silva

José Bernardo Cabral

Maria de Fátima Palha de Figueiredo

Roberto França Auad

Teotônio Brandão Vilela (in memorian)

Wilson Barbosa Martins

Antero Paes de Barros

Aluísio Figueiredo Arruda

Biografia - Dante de Oliveira era graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e ingressou na vida política se filiando ao MDB. Quando voltou a Mato Grosso, disputou sua primeira eleição a vereador por Cuiabá em 1976. Dante, no entanto, foi eleito dois anos mais tarde, a deputado estadual. Em 1982, já no PMDB, foi deputado federal, apresentando no ano seguinte as emendas Diretas Já.

Pelo PDT, Dante foi prefeito de Cuiabá por duas oportunidades (1986-1989/1993-1994). O último partido de Dante foi o PSDB, quando governou Mato Grosso por quase dois mandatos (1995-2002). Dante faleceu em 2006, vítima de pneumonia, agravado pelo diabetes.

Dante Martins de Oliveira, nascido em 1952, em Cuiabá, filho do advogado e ex-deputado estadual Sebastião de Oliveira, o doutor Paraná, que nasceu em Santo Antônio de Leverger, e da poconeana Maria Benedita Martins de Oliveira, ficou nacionalmente conhecido por apresentar a Emenda Constitucional, em 1983, propondo o restabelecimento das eleições diretas para presidente da República.

Militou ativamente no MR-8 (Movimento Revolucionário Oito de Outubro), quando o movimento já havia optado pela luta política e não pela luta armada contra o Regime Militar de 1964. Em 1978, se elegeu deputado estadual. Logo após a extinção do bipartidarismo, filiou-se ao PMDB, sendo eleito deputado federal em 1982 e, nesta condição, apresentou a "Proposta de Emenda Constitucional Dante de Oliveira" (PEC nº.05/1983).

A iniciativa de Dante de Oliveira fortaleceu as manifestações populares que resultaram na campanha das Diretas Já e pela redemocratização do país, ocasionando o maior protesto público do Brasil, até aquele momento. A Emenda das Diretas foi rejeitada, porém seria o estopim que rachava a base governista, encerrando assim o ciclo de cinco presidentes militares.

Em 1985, Dante foi eleito Prefeito de Cuiabá pelo PMDB, pela primeira vez, cargo do qual se afastou entre 28 de maio de 1986 e 02 de junho de 1987, quando assumiu o Ministério de Reforma Agrária, do Governo José Sarney. Dante foi um homem de visão futurista, como ficou evidenciado na construção da Avenida Miguel Sutil, que ainda nos dias atuais é tida como importante obra de mobilidade urbana da Capital do Estado.

Em 1992, foi eleito para o segundo mandato como prefeito de Cuiabá, cargo ao qual renunciou em 1994, antes de se eleger pela primeira vez governador de Mato Grosso.

Em 1998, ingressou PSDB e foi reeleito governador, quando criou programas de desenvolvimentos setoriais que elevaram Mato Grosso à condição de campeão nacional de produção de soja, algodão, gado dentre outros, criou o Fethab, que hoje é responsável por 100% das obras de infraestrutura realizadas pelo Estado, trazendo ainda ferrovia, como novo modal de transporte (Ferronorte). 

No dia 6 de julho de 2006, Dante de Oliveira morreu aos 54 anos. O ex-governador era candidato a deputado federal pelo PSDB.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420