Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 27 de junho de 2022 10h50


CULTURA

Wilson Santos participa da lavagem das escadarias da Igreja do Rosário e São Benedito

Integração cultural, dança, cânticos e muita fé marcaram a 6º edição do evento

ROBSON FRAGA / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: ROBSON FRAGA

O deputado estadual Wilson Santos participou neste sábado (25), da tradicional Lavagem das Escadarias da Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. A festa ecumênica reúne representantes das religiões de matriz africana, do  catolicismo e de várias denominações religiosas. É considerada um símbolo de fraternidade, respeito, celebração da paz e um basta a intolerância.

"Mais do que um ato cultural e religioso, este é um grito de socorro por liberdade, igualdade e ao enfrentamento do racismo estrutural neste pais. Um grito pelo pelo fim da intolerância e pela paz entre os povos", disse o deputado.

Em 2018, a lavagem da escadaria foi inserida no calendário oficial de eventos culturais da capital através da Lei 6.304/2018. Além disso, também já está em processo de registro no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN-MT).

"Cuiabá é construída com base na diversidade cultural e também religiosa. Esse evento tem como objetivo promover a integração entre todos esses segmentos e reforçar a mensagem de união e respeito”, comentou o secretário de Cultura, 

Esporte e Lazer, Aluízio Leite.

O evento é organizado pela Comissão da Lavagem das Escadarias do Rosário e São Benedito. Este ano, trouxe como lema: “Caminhada da paz, passos que salvam”.

Segundo Lindisey de Sá, presidente da comissão, a celebração afro-cultural simboliza a paz e a fraternidade, reverenciando a ancestralidade e o santo negro São Benedito. O tema foi pensado levando em consideração o atual cenário mundial, em que a fome, desemprego e a guerra tem afligido a humanidade.

“Se não dermos o primeiro passo para nos ajudar, não vamos conseguir evoluir. Por isso que pensamos nesse tema. Aqui há um movimento cultural onde as pessoas, independentes da sua religiosidade, podem ser quem elas são de verdade”, finalizou Lindisey.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420