Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 4 de julho de 2018 11h20


40 ANOS

Parlamentar requer solenidade em homenagem à 13ª Brigada de Infantaria Motorizada

Numa consequência lógica do crescimento socioeconômico e da importância política e geoestratégica do novo estado de MT, a 13ª Brigada foi criada em 1978

ABDALLA AZO ZAROUR / Gabinete do deputado Wilson Santos



Foto: MARCOS LOPES / ALMT

O deputado estadual Wilson Santos (PSDB) apresentou, na sessão desta terça-feira (3), requerimento para a realização de sessão solene no dia 10 de agosto de 2018, às 14h30, no Plenário Deputado Renê Barbour, na Assembleia Legislativa, para comemorar o aniversário de 40 anos da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada - “Brigada Barão de Melgaço”.

Com a divisão determinada pela Lei Complementar nº 31, de 11 de outubro de 1977, e graças ao elevado potencial de riquezas naturais, Mato Grosso passou a viver um significativo desenvolvimento nos campos político, econômico e social. Por causa disso, houve a necessidade de fortalecer o estado na área militar federal.

Numa consequência lógica do crescimento socioeconômico e da importância política e geoestratégica do novo estado de Mato Grosso, foi criada pelo Decreto nº 84.045, de 27 de julho de 1978, a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, com sede em Cuiabá.

O escalão avançado da 13° Brigada de Infantaria Motorizada foi constituído pelos seguintes militares pioneiros: coronel de Infantaria do quadro de Estado-Maior das Armas Joaquim Alves Bastos, 1° ten. veterinário Edenir Pinheiro Ferreira, 1º sargento de Infantaria Thiago Pereira de Souza, 2° sargentos de Infantaria Ailton Guimarães Santos e Antônio Urçulino da Silva, cabo Odílio Euzébio dos Santos e os soldados Jurandir José de Almeida e Emilio Dias de Moura. No dia 30 de outubro de 1978, o general Rondon de Oliveira Magalhães assumiu o comando da Brigada.

De acordo com o previsto no decreto, a Brigada iniciou efetivamente suas atividades em 01 de janeiro de 1979, ao mesmo tempo em que começou a construção do seu atual aquartelamento, junto ao Centro Político Administrativo do Estado.

Em 22 de dezembro de 1981, já sob o comando do general Alberto dos Santos Lima Fajardo, foi concluída a transferência do comando para o novo Quartel-General. Por Portaria Ministerial n º 229, de 17/05/1994, recebeu a denominação histórica “Brigada Barão de Melgaço”.

Em 14 de março de 1995, a Portaria n º 144 concedeu à Brigada o estandarte histórico, que traz inscrita a divisa “Sempre Prompto”, lema que fortemente motivava Barão de Melgaço, em vários e memoráveis acontecimentos históricos, principalmente quando na Presidência da Província de Mato Grosso, soube, pronta e eficazmente, defender Cuiabá da invasão paraguaia, fortificando a localidade de Melgaço.

“Dedicando-se à instrução da tropa, à formação da reserva, à segurança interna e externa, ao apoio às comunidades nos momentos de calamidade pública, a Brigada fez-se presente na sociedade, através de uma convivência marcada pela harmonia, pelo entendimento e pelo respeito mútuo”, cita Wilson Santos em seu requerimento.

De acordo com o deputado, é grande seu acervo de realizações, nesse pouco tempo de vida, todas voltadas para o incremento da segurança e do bem-estar das populações que vivem nos 141 municípios que constituem a sua área de responsabilidade, superior a 900 mil/km².

"A Brigada tem sua origem e seu futuro, indelevelmente, ligados ao estado de Mato Grosso, onde é representante da operacionalidade da força terrestre e das tradições gloriosas do Exército Brasileiro" ressaltou o parlamentar.


Gabinete do deputado Wilson Santos

Telefone: (65) 3313-6420