Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 4 de novembro de 2019 12h27


SORRISO

Associação de reabilitação por equoterapia é declarada de utilidade pública

Com a habilitação, a associação Sonho Meu se credencia a receber verbas públicas. A iniciativa partiu do primeiro-secretário da ALMT, Max Russi.

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Para o parlamentar, credenciar associações, como no caso da “Sonho Meu”, a receber verbas públicas e outros benefícios legais é um passo fundamental, principalmente para quem necessita e recebe esse tipo de trabalho.

Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O papel social desenvolvido pela Associação de Reabilitação e Esporte Equestre Sonho Meu foi reconhecido pelo governo do estado, a partir da iniciativa do primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Max Russi (PSB). O governador Mauro Mendes sancionou a Lei n° 10.964, de autoria do parlamentar, que declara de utilidade pública a entidade filantrópica que atualmente atende comunidades em Sorriso.

A associação funciona há cerca de cinco anos e atende 46 pessoas gratuitamente todo mês. A instituição utiliza-se da equoterapia para desenvolver práticas esportivas terapêuticas, reabilitando pessoas com necessidades especiais, através de tratamento que busca o desenvolvimento biopsicossocial, auxiliando no fortalecimento muscular, relaxamento, coordenação motora e equilíbrio. Através do contato e da prática diária, o método promove novas formas de socialização, proporcionando no individuo um progresso contínuo.

Para o parlamentar, credenciar associações, como no caso da Sonho Meu, a receber verbas públicas e outros benefícios legais é um passo fundamental, principalmente para quem necessita e recebe esse tipo de trabalho.

“Muito bom ver que o governo teve essa sensibilidade. Na prática, a associação agora poderá reivindicar, junto aos órgãos competentes, isenções de taxas e acesso a recursos destinados à continuidade dos trabalhos desenvolvidos”, comemorou.

O deputado Max Russi reforça que as técnicas utilizadas são reconhecidas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e aplicam o auxílio no desenvolvimento da criança e adulto durante o tratamento.

“Já foi comprovada cientificamente a eficácia dessa atividade, utilizada como terapia para as crianças especiais. O resultado é muito positivo e a população tem se beneficiado com o resultado”, argumenta.

Para se manter, a associação Sonho Meu atualmente conta com o apoio de associados, empresários e contribuições de pessoas físicas. A declaração de utilidade pública também vai possibilitar a formalização de convênios, contratos e intercâmbios com entidades nacionais e internacionais nas áreas culturais, ambientais e desportivas.


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330