Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sábado, 7 de janeiro de 2017 12h11


BALANÇO

Max Russi avalia 2016 como 'um ano atípico e desafiador'

Parlamentar citou a crise no país e destacou seus projetos e ações. Mais de 180 proposições de sua autoria tramitam na ALMT

ASSESSORIA DE GABINETE / ALMT



Deputado Max Russi (Foto: Marcos Lopes/ALMT)

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), deputado licenciado Max Russi (PSB) definiu 2016 como um ano atípico e desafiador. Ele fez referências à crise política e econômica que acometeu todo o país, mas destacou o empenho da Assembleia Legislativa e sua atuação municipalista, com ações voltadas para o interesse e necessidades dos municípios mato-grossenses.

“Foi um ano bastante difícil. Um ano de crise, que teve início em Brasília, com o processo de impeachment da presidente Dilma, passou pela Câmara Federal, Senado e desde então tem refletido em todos os estados brasileiros, levando o governo a buscar alternativas econômicas para superar o atual momento”, resumiu o parlamentar.

O deputado destacou, no entanto, que mesmo com o reflexo da crise foi possível desenvolver ações e projetos voltados para o desenvolvimento de Mato Grosso, como a Lei nº 10.453/2016, de sua autoria, que desburocratiza o Prodeic, visando o benefício dos incentivos fiscais para as indústrias instaladas no estado e fomentando a abertura de novas indústrias.

Ele também é autor dos Projetos de Lei nº 359/2015, que autoriza a regularização das ocupações de imóveis urbanos de domínio do Estado de Mato Grosso; PL nº 391/2015, que prevê que no mínimo 30% das compras de alimentos feitas pelo Estado sejam oriundas da agricultura familiar; PL nº 390/2015, que obriga as empresas a instalarem equipamentos destinados ao reuso da água na lavagem de veículos; PL nº 578/2015, que determina a realização de auto vistoria nos prédios residenciais, comerciais e do poder público e cria o laudo técnico de vistoria predial. Todas as matérias já foram aprovadas em 1ª votação.

“É importante lembrar que a crise afeta as famílias de modo geral, sejam empresários, pequenos produtores e agricultores, profissionais liberais, enfim, compromete a rotina e a estabilidade financeira de cada um. Por isso focamos nossos projetos em ações amplas, que possam atender as mais diversas classes e minimizar esse reflexo de desgaste”, justificou o parlamentar. Além dessas proposições, outros 23 projetos de lei, 142 indicações, 14 projetos de resolução e 19 requerimentos de autoria de Max Russi tramitam na Assembleia Legislativa.

Municipalismo – Max Russi detém um perfil municipalista, cujas ações atingem o cidadão que mais precisa da atenção do poder público. Ele indicou e garantiu a destinação de equipamentos, resfriadores de leite e veículos para o homem do campo, viaturas, motos e caminhão tanque para reforçar a segurança nos municípios, e ambulâncias para otimizar o atendimento da saúde. Também destinou suas emendas para construção de praça, quadras e complexos esportivos, terminal rodoviário, obras de infraestrutura, como pavimentação, reformas, lama asfáltica, recuperação de estradas, drenagem, implantação de rede de água e de esgoto, construção de casas e aquisição de kits de material de construção e realização de eventos tradicionais. As ações atingiram mais de 20 municípios em todo o estado.

Voe MT – A articulação resultou também na aprovação, em caráter de urgência, do Programa Estadual de Incentivo a Aviação, o Voe-MT, do governo do estado, que prevê a redução progressiva da alíquota de ICMS do combustível utilizado pelas aeronaves. A ação resultou na abertura de voos diretos de Cuiabá para outras cidades do estado, como Barra do Garças, cujo itinerário também foi proposto pelo parlamentar, que destinou emendas para aquisição do kit de segurança (aparelho de raio x, portal magnético, esteiras e detectores de metal manual), instalados no aeroporto de Barra. Com o programa, a empresa Azul Linhas Aéreas tem fornecido passagens com preços acessíveis a toda a população e garantido que os voos diários para Barra estejam sempre lotados.


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330


Associadas


Imagens