Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 29 de janeiro de 2019 18h10


CCJR

Max Russi destaca projeto que alerta sobre risco de rompimento em barragens de MT

PL institui obrigatoriedade de instalação de sistema de monitoramento em áreas de risco

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Parlamentar exemplificou desastre ocorrido em Minas Gerais

Foto: HELDER FARIA / ALMT

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJR), deputado Max Russi (PSB), destacou a aprovação do projeto de lei nº 739/2015, que institui a obrigatoriedade de instalação de sistema de monitoramento em todas as barragens e represas de Mato Grosso.  A última reunião ordinária foi realizada nessa terça-feira (29).

A discussão levantada pelo teor da matéria, analisada pelos titulares da comissão, foi a tragédia ocorrida em 2015, na cidade de Mariana-MG, onde o rompimento de barragens da empresa Samarco culminou em uma verdadeira catástrofe ambiental, deixando ainda mortos e desabrigados.

Max Russi alerta para uma verdadeira "luz vermelha", que vem sendo alardeada pela mídia estadual, em relação ao  risco de dano potencial, apontado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), após análise da  barragem BR Ismael, localizada em Poconé.

Ele exemplificou, principalmente, o atual desastre, ocorrido em Brumadinho (MG) na última sexta-feira (25) e que já contabiliza 65 mortes e 288 desaparecidos.

"Esse é um projeto de lei extremamente importante e que já deveria ter sido votado há muito tempo. É necessário que os critérios sejam os mais rigorosos, para que não estejamos vulneráveis a esse tipo de tragédia", defendeu.


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330