Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Segunda-feira, 2 de dezembro de 2019 09h11


QUALIFICAÇÃO SOCIAL

Proposta de Max Russi estimula inserção de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho

Objetivo é proporcionar ao cidadão qualificações em diversas áreas que possam agregar conhecimento e, através dessa oportunidade, aumentar suas chances na conquista de um emprego.

JOSÉ MARQUES / Gabinete do deputado Max Russi



Conforme Max Russi, o projeto também pretende contemplar beneficiários de programas sociais como forma de contribuir para inclusão social

Foto: FABLICIO RODRIGUES / ALMT

Garantir qualificação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social é uma das propostas que o deputado Max Russi (PSB) apresentou durante a sessão da última terça-feira (26) na Assembleia Legislativa. A intenção do Projeto de Lei n°1234/2019 (Veja a íntegra aqui), proposto pelo parlamentar, é estimular práticas e medidas de inserção no mercado de trabalho.

Segundo o deputado, essa prática será possível pela Política Estadual de Qualificação Social e Profissional, que tem o objetivo de implementar ações que possam contribuir com o crescimento pessoal do trabalhador, como também aplicar orientações sobre estratégia de desenvolvimento local e regional.

Conforme Max Russi, o projeto também pretende contemplar beneficiários de programas sociais como forma de contribuir para a inclusão social. Na prática, a finalidade é proporcionar ao cidadão qualificações em diversas áreas que possam agregar conhecimento e, através dessa oportunidade, aumentar suas chances na conquista de um emprego.

“Precisamos estimular e colocar em prática meios para que as pessoas possam encontrar uma forma de trabalho. Nesse tempo de crise, apenas as mais preparadas conseguem conquistar uma vaga. Às vezes, os menos preparados precisam apenas de uma oportunidade para se qualificar”, argumentou o deputado.

O deputado Max Russi acredita que cada vez mais a competitividade no mercado de trabalho vem aumentando. Ele lembra que até as pequenas e médias empresas exigem conhecimentos e isso reflete, de forma direta, na produtividade e no desenvolvimento econômico. 

“Nosso estado tem muitos meios de produção e a intenção é beneficiar pessoas de todos os lugares. Quero minimizar a desigualdade e tenho certeza de que essa será mais uma vitória que beneficiará nosso povo”, explica.  

O direcionamento do programa terá como uma das prioridades contemplar trabalhadores autônomos, rurais e da pesca, assalariados, mulheres vítimas de violência, pessoas desempregadas ou beneficiárias do seguro-desemprego, dentre outros.


Gabinete do deputado Max Russi

Telefone: (65) 3313-6330