Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 25 de janeiro de 2019 16h36


INDICAÇÃO

Russi propõe serviços de fisioterapia em hospitais públicos materno-infantis

A medida visa garantir a humanização dos partos realizados pela rede pública de saúde de Mato Grosso

JOSÉ LUIS LARANJA / Secretaria de Comunicação Social



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado Max Russi (PSB) apresentou uma indicação ao Poder Executivo para a necessidade de atuação dos serviços de fisioterapia em hospitais materno-infantis de Mato Grosso. O mesmo documento foi encaminhado para o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Gomes de Figueiredo.

Conforme o parlamentar, a atuação do fisioterapeuta deverá proporcionar suporte físico e emocional durante o trabalho de parto e dos partos de baixo risco, contribuindo assim, segundo Russi, “para a humanização do nascimento e proporcionando à parturiente bem-estar físico, redução das percepções dolorosas, aumento da confiança, redução do medo e da ansiedade e maior consciência do processo parturitivo”, disse ele.

Com relação ao pré-parto e ao parto, a fisioterapia atua estimulando a deambulação e a adoção de postura vertical, pois o movimento de caminhar associado à ação da gravidade está diretamente ligado na redução da duração do trabalho de parto.

Segundo dados da medicina, exercícios respiratórios e relaxamento proporcionam à parturiente concentração, diminuindo assim os riscos de trauma perineal no momento expulsivo e melhorando a oxigenação sanguínea da mãe e do feto.

“A fisioterapia atua, também, na analgesia através de eletroestimulação, na massagem para promover o relaxamento muscular e diminuir a dor e o desconforto e nos banhos quentes para o alívio da sensibilidade dolorosa e da dor lombar”, disse o deputado.

Consta que a Organização Mundial de Saúde propõe, desde 1996, a revisão das tecnologias apropriadas para o parto, preconizando a movimentação da parturiente durante a fase ativa, a mudança e livre escolha da posição durante as contrações e não ficar em posição supina durante trabalho de parto. Dessa forma, é extremamente importante atuação do fisioterapeuta na sala de parto, havendo assim uma orientação à mulher com relação ao parto e sua conclusão de forma menos dolorosa e traumática possível.

“Entendo que o profissional fisioterapeuta é altamente capacitado para integrar a equipe multidisciplinar e dessa forma atuar de forma efetiva na melhoria do ambiente hospitalar e no bem-estar das gestantes como um todo”, revelou Russi.


Secretaria de Comunicação Social

Telefone: (65) 3313-6283

E-mail: imprensa1al@gmail.com