Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Sexta-feira, 15 de junho de 2018 09h49


PALESTRA

Deputado Romoaldo Júnior realiza “Cruzada Antidrogas" em Barra do Bugres

O evento acontece na próxima terça-feira, dia 19 de junho, às 9 horas, na Escola Alfredo José da Silva, no Bairro Maracanã.

MÁRCIA MARTINS / Gabinete do deputado Romoaldo Júnior



Foto: JLSIQUEIRA / ALMT

O deputado Romoaldo Júnior (MDB) está empenhado em tratar da questão da prevenção e tratamento de drogas. Entre os projetos de sua autoria, está o PL nº 148/2014 que trata da prevenção, tratamento e direitos fundamentais dos usuários. A proposta abrange a necessidade de se oferecer esclarecimentos, visando conscientizar a população sobre a importância do trabalho preventivo e o desenvolvimento de campanhas focadas em estimular o diálogo, a solidariedade e a inserção social.

Romoaldo Júnior também realizou audiência pública para debater medidas de acesso ao auxílio financeiro do poder público às entidades que prestam atendimento a dependentes químicos no estado, bem como a regulamentação da documentação dessas entidades junto aos órgãos de controle público.

Dentro desse contexto de prevenção, especialmente com crianças e adolescentes, o deputado tem desenvolvido emr vários municípios de Mato Grosso o “Cruzada Antidrogas", que consiste em um Ciclo de palestras  com o tema Combate às Drogas. A próxima cidade a ser visitada pelo deputado será Barra do Bugres, na próxima terça-feira (19) de junho, às 9 horas. O evento vai ser realizado na Escola Alfredo José da Silva, no Bairro Maracanã.

O parlamentar explica que o projeto surgiu da necessidade de se falar abertamente sobre o problema e de trocar e adquirir informações sobre o assunto, tendo em vista, que muitos adolescentes aparentemente tranquilos, já experimentaram drogas, por isso é extremamente importante informar a todos os estudantes, sobre os malefícios do vício.

A conscientização é o principal objetivo do “Cruzada Antidrogas". Para a psicologia, é comum o jovem ter contato com algum tipo de droga. Mas há uma grande diferença entre o ato de experimentar e a necessidade de continuar.

"A adolescência é um momento em que algumas pessoas enfrentam limitações e frustrações. A droga funciona como uma fuga de tudo isso. Falar sobre drogas, porém, não basta e dependendo da forma como o assunto é tratado, pode até estimular a curiosidade pelo uso. É preciso mostrar que a droga é algo que vai estragar o corpo”, explica o parlamentar, destacando que essa ação preventiva tem também como objetivo apresentar um o diagnóstico da situação de risco das comunidades visitadas que, em sua maioria, apresentam casos de pessoas envolvidas com o uso do álcool, tabaco, além de diversas drogas ilícitas como maconha, cocaína, entre outras.

 

Objetivos do“Cruzada Antidrogas"

 

→ Sensibilizar os professores para a abordagem da questão.

 

→Facilitar às famílias a conversação com as crianças e com os jovens.

 

→Desenvolver a espontaneidade e a autoestima dos alunos para facilitar a comunicação com os pais, não só de modo geral, mas em especial sobre a questão das drogas.

 

→ Mobilização da opinião pública escolar, mediante campanhas de alerta.

 

→ Tratar a difusão dos conhecimentos sobre drogas.

 


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729