Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quarta-feira, 17 de outubro de 2018 15h33


CONSUMIDOR

Romoaldo cobra de indústrias informações sobre produtos nocivos à saúde

No PL 281/2018, que está tramitando na ALMT e aguarda pauta para votação em Plenário, o deputado determina que rótulos de alimentos avisem sobre uso de glutamato monossódico ou proteína vegetal hidrolisada

MÁRCIA MARTINS / Gabinete do deputado Romoaldo Júnior



Foto: Marcos Lopes

Alimentos industrializados que contenham em sua composição glutamato monossódico ou proteína vegetal hidrolisada deverão exibir a informação sobre as substâncias nos rótulos: é o que prevê o Projeto de Lei nº 281/2018, de autoria do deputado Romoaldo Júnior (MDB), que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e aguarda pauta para votação em Plenário.

O parlamentar defende que a informação das substâncias deverá ser impressa de forma destacada e de fácil leitura nos rótulos ou embalagem. Em caso de descumprimento da norma, o estabelecimento responsável poderá ser multado e ter suspensa a inscrição.

“O glutamato monossódico ou GMS é um realçador de sabor conhecido amplamente como um aditivo na comida chinesa, mas que na verdade é adicionado a milhares de alimentos que você e sua família regularmente comem”, explica o deputado ao destacar que o projeto determina o prazo de um ano para que as indústrias alimentícias se adequem à norma. “Todo mundo precisa saber dos riscos que correm ao consumir essa substância”, completou.

A substância é usada em produtos como biscoitos, salgadinhos industrializados e comida congelada.

O GMS realça o sabor dos alimentos fazendo com que eles tenham gosto e aroma mais agradável ao paladar dos consumidores. A proteína vegetal hidrolisada (HVP) é semelhante ao GMS e é criada quimicamente para aumentar o sabor. Ambas as substâncias foram ligadas a sintomas como dor de cabeça, dor no peito, náusea e palpitação cardíaca. Alguns estudos também indicam que o GMS está relacionado com o desenvolvimento de sobrepeso e até de obesidade.

Anvisa pediu mudanças na rotulagem nutricional de alimentos - Em maio deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um relatório sobre mudanças nas regras para a rotulagem nutricional de alimentos. De acordo com o órgão, a medida “visa facilitar a compreensão das principais propriedades nutricionais e reduzir as situações que geram engano quanto à composição dos produtos”.


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729