Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Terça-feira, 14 de agosto de 2018 17h30


HISTÓRIA

Deputado Romoaldo Júnior cobra reativação do Memorial Rondon em Mimoso

Depois da exposição Paisagens de Rondon, após inauguração em 2016, nenhum outro evento foi realizado no espaço

MÁRCIA MARTINS / Gabinete do deputado Romoaldo Júnior



A memória é um dos alicerces que dá sentido à vida de um povo e Marechal Rondon faz parte da história dos mato-grossenses. Diante disso, o deputado Romoaldo Júnior (MDB) apresentou a indicação nº 585/2018 ao governo do estado, solicitando a reativação do Memorial Rondon, localizado em Mimoso, Distrito de Santo Antônio do Leverger, a aproximadamente 35 km de Cuiabá.

Em sua justificativa, o parlamentar explica que o memorial não está sendo aproveitado e valorizado à altura de sua beleza e investimento arquitetônico. Inaugurado em agosto de 2016, o espaço abrigou por alguns meses a exposição Paisagens de Rondon e algumas outras, entretanto, após o término dessas mostras, não ocorreu mais nenhum evento no local.

Romoaldo defende que não adianta o poder público divulgar as riquezas estaduais pra fora do estado ou do país, se ao chegar a Mato Grosso o turista se sente abandonado, desamparado pelo governo.

“Diante desta necessidade nós solicitamos que o governo priorize a reativação desse Memorial, com exposições temporárias e permanentes, destacando o nosso acervo ambiental, histórico, turístico e econômico. Temos que valorizar nossas atrações turísticas”, adverte o parlamentar ao destacar que o Memorial é o único centro turístico público do Pantanal que o estado de Mato Grosso possui para demonstrar suas belezas naturais, mas que infelizmente não está sendo bem aproveitado.

“O Memorial Rondon em Mimoso deveria estar sendo utilizado como um local de cultura e história do Marechal, no distrito onde ele nasceu. Um ponto de turismo importante para o Brasil. Deveria ter exposições, biblioteca, aquário com peixes da região, objetos pessoais e os restos mortais do militar sertanista, que hoje estão no Rio de Janeiro”, conclui Romoaldo Júnior.

MEMORIAL RONDON - O governo do estado inaugurou no dia 24 de agosto de 2016, com o nome de Complexo Turístico e Histórico de Mimoso. O Memorial foi idealizado para comemorar os 150 anos do nascimento do Marechal Rondon e faz parte do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Turismo (Prodestur) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e custou R$ 2,9 milhões aos cofres públicos. Com 5 mil m², a obra foi projetada pelos arquitetos Paulo Molina e José Afonso Portocarrero e tem como referências a sustentabilidade e a cultura indígena. Como é localizada na Baía de Chacororé, no Pantanal, a estrutura foi construída sobre uma palafita (modelo usado para edificações em meio a alagados), tem formato circular e telhado com brises 100% de metal que remetem à ideia de ocas indígenas, uma das principais bandeiras do homenageado.

MARECHAL RONDON - Nascido em Mimoso em 1865, foi militar, naturalista, indigenista e responsável pela implantação das linhas telegráficas no país  e idealizador do Parque Nacional do Xingu. É conhecido ainda como o patrono das comunicações.


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729