Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso

Brasão

Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso


Quinta-feira, 3 de maio de 2018 12h06


SAÚDE

Romoaldo discute decreto que determina fechamento do PA de Hospital Regional de Alta Floresta

Ao deputado foi solicitado que interceda para que o governo do estado prolongue o prazo, tendo em vista que, se o Pronto Atendimento fechar, pacientes irão ficar desassistidos entre 23h e 7h da manhã

MÁRCIA MARTINS / Gabinete do deputado Romoaldo Júnior



Foto: MÁRCIA MARTINS

Em reunião na prefeitura de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, nesta quarta-feira (2), o deputado Romoaldo Júnior (MDB) tratou sobre o decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) que determina que o Hospital Regional de Alta Floresta Albert Sabin não atenda mais demanda livre a partir do dia 7 de maio, ou seja, o Pronto Atendimento 24 horas será definitivamente fechado.

O documento foi assinado pelo governador Pedro Taques, pelo então secretário da Casa Civil, Max Joel Russi, e pelo secretário de Saúde, Luiz Antônio Vitorio Soares. A prefeita da cidade, Marinéia Munhoz (PSB), a Néia, e vereadores pediram ao deputado para que ele converse com o governador e interceda pelo prolongamento deste prazo. Conforme relatado, se o hospital realmente fechar o Pronto Atendimento, pacientes irão ficar desassistidos entre as 23 horas e 7 horas da manhã, pois a única Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas da cidade ainda está em construção.

Durante a reunião, prefeita e vereadores destacaram que a notificação do governo do estado foi feita por meio de uma portaria que se arrasta desde junho de 2017 e que o documento determina a suspensão definitiva do atendimento 24 horas para que a unidade possa manter apenas o atendimento de urgência e emergência. Diante do impasse, os representantes da prefeitura de Alta Floresta pediram a Romoaldo que intervenha para amenizar o caos na saúde do município.

Repasses - O pagamento de R$ 1,8 milhão de repasses atrasados para manter os atendimentos da atenção básica, foi outra solicitação feita ao parlamentar. “Nosso pedido ao deputado foi para que ele converse com o governador sobre o adiamento do prazo para o fechamento do Pronto Atendimento no hospital. Ou então, para que ele, pelo menos pague os repasses atrasados, para que possamos concluir as obras da nossa UPA”, disse a prefeita.

Romoaldo entrou em contato com o governado Pedro Taques (PSDB) e ele garantiu que vai estudar uma forma de tentar amenizar o problema. “Pedimos ao governador que ele adie esse prazo de fechamento do Pronto Atendimento no hospital. Ou que ele, pelo menos, encontre uma forma de pagar os repasses da saúde que estão atrasados. Já fui prefeito de Alta Floresta e conheço de perto os problemas desta área no município. Agora vamos aguardar uma solução por parte do governador”, declarou o deputado, ao final da reunião.

O prefeito de Paranaíta e também presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região do Alto Tapajós, Tony Rufatto, declarou total apoio ao deputado Romoaldo e prefeitos da região, na busca de alternativas que possam resolver essa problemática do Hospital Regional. “Estamos juntos em busca de forças e alternativas que possam solucionar os problemas de saúde da nossa região, especialmente da situação vivenciada dentro do Hospital Regional Albert Sabin, que atende maioria das demandas da região”, declarou Tony Rufatto.

Atualmente o hospital dispõe de atendimentos de média complexidade e também de atenção básica que, conforme preconiza a lei, é de responsabilidade do município. A partir do dia 7 de maio, o Hospital Regional não vai atender pacientes sem encaminhamento, o que significa que os pacientes terão que passar obrigatoriamente por uma unidade de saúde para conseguir atendimento.

Hoje, conforme informou diretoria do hospital, a unidade está com uma demanda de 85% de pacientes, quando, na realidade, 50% da demanda deveria ser destinada para os outros cinco municípios (Apiacás, Carlinda, Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde e Paranaíta) que também fazem parte do Consórcio Intermunicipal de Saúde.


Gabinete do deputado Romoaldo Júnior

Telefone: (65) 3313-6729